A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel), por meio do projeto Viva a Vila, realiza atividades diárias na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, que são oferecidas gratuitamente à comunidade. Entre as ações, destaque para a prática do pilates, com quatro turmas no projeto, cada uma com oito alunas praticantes, nos turnos da manhã e da tarde. A atividade se destaca por trabalhar mente e corpo do praticante.
A prática do pilates está inserida no projeto Viva a Vila há cerca de um ano e, durante esse período, é notória a melhora de saúde apresentada pelas praticantes. As alunas apresentavam problemas de saúde e uma das maiores reclamações era sobre dores na coluna. É possível observar a melhora das queixas álgicas, da aptidão física, cardiorrespiratória, circulatória, emocional, bem como na qualidade de vida, onde os benefícios são percebidos e relatados pelas alunas.
A aluna Maria Cristina Dos Santos Almeida relata: “Depois que comecei a fazer pilates, minha qualidade de vida tem melhorado. Eu sentia fortes dores na coluna e depois dos exercícios percebi que as crises não voltaram mais”.
Já Dona Sonia, de 62 anos, relata que sentia muitas dores musculares em todo o corpo, bem como dores articulares, crises constantes de coluna e sério problema no nervo ciático. E agora, depois de começar a frequentar as aulas de pilates, está mais flexível e com uma melhora imensa na qualidade de vida.
A professora de pilates Heloar Feijó enfatiza que é importante incentivar as alunas a darem continuidade a essa prática, no intuito de manter os ganhos de flexibilidade, concentração, respiração adequada e trabalho de power house (centro de força), para a saúde continuar em “forma”.