×

Maceió

Projeto visa reduzir incidência da Sífilis em Maceió

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Herbert Charles, participou, nesta terça-feira (6), junto com sua equipe técnica, de reunião com a coordenação do Projeto de Redução da Sífilis Congênita em Maceió, que é uma cooperação técnica entre o Estado, o município de Maceió e o Canadá.

Foram discutidas, durante o encontro, as formas de intervenção para garantir o tratamento da Sífilis Congênita no município (medicamentos e insumos) e a capacitação dos profissionais: médicos, enfermeiros e agentes de saúde. “O objetivo desse projeto é intensificar as intervenções no sentido de garantir o tratamento da Sífilis e, consequentemente, a redução da incidência da doença”, disse a coordenadora de Planejamento da SMS, Lúcia Barbosa,.

A Sífilis Congênita é resultado da infecção do feto pelo Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis (transmissão vertical). É uma doença grave e pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança e até a morte.

A representante da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Walkíria Taveiros, esclarece que o município de Maceió garante os exames para detecção da doença e a aplicação do projeto deve assegurar o tratamento de gestantes e seus parceiros. “Se a gente trata a gestante e seu parceiro evita o contágio do bebê e os consequentes problemas de saúde. Vale ressaltar que não existe bebê sadio quando a mãe não é tratada”, afirma Taveiros.

O tratamento, informa a coordenação do projeto, é simples, barato e pode ser realizado nas unidades básicas de saúde. Deve ser imediato nos casos detectados e deve ser feito com Penicilina Benzatina 1.200 UI, conhecida popularmente como Benzetacil. Com o tratamento adequado, mães com sífilis podem dar à luz a crianças saudáveis.

Participaram da reunião as autoras do projeto Walkíria Taveiros e Lúcia Barbosa; Daniely Rodrigues, coordenadora de Promoção à Saúde de Marechal Deodoro; Júlia Tenório Levino, secretária adjunta da Sesau; e os técnicos da SMS, Daise Jatobá, técnica de Vigilância da Sífilis Congênita; Maria José, coordenadora de Distrito e Eli Carlos, coordenador de Farmácia.

Capacitação
A capacitação dos profissionais de saúde será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em três etapas, sendo a primeira para médicos e enfermeiros, no dia 19 deste mês, às 13h, no I e II Distritos; no dia 26, para o III, IV e VII Distritos; e dia 3 de maio, para o V e VI Distritos.

A segunda etapa será destinada aos auxiliares de Enfermagem, no dia 20 de abril, no I e II Distritos; dia 27, no III, IV e VII Distritos; e dia 4 de maio, no
V e VI Distritos.

A terceira etapa vai contemplar os agentes comunitários de saúde, nos dias
15/04 (I e II Distritos); 22/04 (III, IV e VII Distritos); e 29/04 (V e VI Distritos).