×

Maceió

Projeto Verão Mais Saudável encerra atividades esta semana

A ação vai disponibilizar à população aulas de aeróbica

Chega ao fim, esta semana, a segunda edição do Projeto Verão Mais Saudável. Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Unimed Alagoas, a atividade pretende manter em dia a saúde dos maceioenses e acontece nesta sexta-feira (20), das 16h às 20h, e no sábado (21), das 6h às 10h, no estacionamento do antigo clube Alagoinhas, localizado na Praia da Ponta Verde.

A ação, que também ocorreu nos dias 13 e 14, vai disponibilizar à população aulas de aeróbica e dança, pilates, capoeira, meditação e massagem. Os interessados, que passarão por uma avaliação física, vão poder realizar exames de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a hepatite B, além de receberem dicas sobre alimentação, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e combate à dengue.

A programação conta ainda com distribuição de protetor solar e de preservativos. Segundo a estudante de enfermagem Jessiliane Alves, a orientação é extremamente importante. “Muitas pessoas não sabem que usando a camisinha podem se prevenir de várias doenças. Nosso objetivo é sensibilizar para que elas dêem valor ao uso do preservativo, que evita as doenças sexualmente transmissíveis”, diz ela.
Para atrair ainda mais o público, o projeto conta ainda com apresentações culturais e montagem de brinquedos com material reciclado. A ideia é fechar os quatro dias de evento com um saldo de 1.500 participantes, entre eles banhistas e turistas. Além da estrutura física, com seis tendas e um palco, a Sesau e a Unimed disponibilizaram profissionais como educadores físicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos.

A principal finalidade é ajudar a diminuir os riscos de doenças, em especial hipertensão e diabetes, por meio do estímulo à prática de exercícios físicos. “Queremos mobilizar as pessoas e despertar o interesse pelas atividades físicas. Essa é uma forma de incentivar que o costume seja mantido durante o resto do ano, melhorando a qualidade de vida”, diz a diretora de Promoção da Saúde da secretaria, Eliana Padilha.

Já a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, ressalta que o projeto pretende trabalhar a medicina preventiva. “Hoje, as pessoas não estão mais morrendo tanto de doenças transmissíveis, a exemplo da cólera, mas sim de problemas como o infarto e o AVC, que estão aumentando e são associados ao sedentarismo e à obesidade. Nossa finalidade é diminuir esses casos criando hábitos saudáveis”, expõe ela.