×

Alagoas

Projeto Verão Mais Saudável começa nesta sexta-feira

Em sua segunda edição, o projeto Verão Mais Saudável está de volta a partir desta sexta-feira (13) trazendo uma série de atividades para a população maceioense. A ação acontece das 16h às 20h, no estacionamento do antigo clube Alagoinhas, na orla da Praia da Ponta Verde, e será realizada também no sábado (14), das 6h às 10h, e nos próximos dias 20 e 21 de janeiro.

Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Unimed Alagoas, a iniciativa contará com exercícios aeróbicos, aulas de dança, pilates, meditação e massagem, além de oferecer exames de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra a hepatite B e distribuição de panfletos educativos. Os interessados ainda passarão por uma avaliação física.

O objetivo é trabalhar com a medicina preventiva. “Queremos despertar o interesse por atividades como caminhada e dança, por exemplo, mobilizando a sociedade e fazendo com que ela crie esse hábito”, explica a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha, lembrando que o projeto também vai dar dicas sobre alimentação, doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo.

Ela destaca que a ação vai aliar diversão das atividades de verão e cuidados com a saúde, diminuindo o risco de doenças como hipertensão e diabetes. “É uma forma de incentivar para que a população fique ativa o resto do ano”, acrescenta ela, ressaltando que o Verão Mais Saudável conta com o apoio de diversas academias da cidade, que ficarão responsáveis pelas aulas.

Cerca de 1.500 pessoas são esperadas durante os quatro dias da ação, que terá ainda apresentações culturais. Para receber o público – que deve ser composto também por turistas que estejam na orla -, serão montadas seis tendas e um palco. Além da estrutura física, a Sesau e a Unimed mobilizarão profissionais como educadores físicos, terapeutas ocupacionais e médicos.

Segundo Eliana Padilha, a ideia é começar a iniciativa na sexta-feira já para convocar para as atividades de sábado. “É um chamamento para o dia seguinte. Esperamos que esse público compareça, já que nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dele”, expõe a diretora. O projeto conta também com a distribuição de cinco mil preservativos e de outros brindes.