×

Maceió

Projeto vai transformar Alagoinhas em Centro Turístico de Maceió

O governador Teotonio Vilela Filho conheceu o projeto de transformar o antigo Alagoinhas em um centro de turismo de Maceió. Projetado pelos arquitetos Marcos Vieira e Ovídio Pascual, o centro terá área para shows, exposições itinerantes, museu, elavadores panorâmicios, informações turísticas, mirante e aquária.

“Este projeto vai aliar o turismo à cultura do nosso Estado. O turista vai, em um mesmo local, conhecer a nossa história, a beleza das nossas praias e todo nosso patrimônio natural e cultural”, disse o governador.

O projeto, inicialmente chamado Marco Referencial de Maceió, tem como símbolo três imensas velas revestidas com chapas de aço que refletirão as cores do mar e do céu. “Quem chega à Maceió pelo mar vai pensar estar vendo a proa de um navio”, explicou o arquiteto Marcos Vieira.

O governador disse que acredita que com esse projeto a beleza de Maceió vai estar representada à altura. “Nossa orla é reconhecida como a mais bonita do Brasil por todos os que nos visitam, sejam de que partes forem e esse monumento está à altura da beleza das praias que circundam a nossa cidade”, afirmou Teotonio Vilela.

O senador Benedito de Lira também cumprimentou os arquitetos pelo projeto e garantiu que em Brasília os recursos já estão assegurados. “Este projeto já faz parte das emendas do orçamento de 2011 e eu continuo em Brasília conseguindo recursos para fazer as obras estruturantes de que Alagoas precisa para embelezar e melhorar ainda mais o nosso Estado”, disse.

A apresentação do projeto foi vista pelo representante em Alagoas da Superintendência de Patrimônio da União (SPU/AL), José Roberto de Souza; do capitão-de-fragata, André Pereira; pelo superintendente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Araújo Jorge, pelo procurador geral do Estado, Charles Weston; pelo superintendente de Investimentos da Secretaria de Estado do Turismo, Marcos Pradines e pelos secretários estaduais Marcos Fireman (Infraestrutura), Daniele Novis (Turismo), Rui França (Comunicação), Oswaldo Viégas (Cultura), Luiz Otávio Gomes (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia) e Rogério Téofilo (Articulação Política).

Também conheceram o projeto, os secretários municipais do Planejamento, Marzio Diomone, de Finanças, Macilene Costa e do Turismo, Claudia Pessoa, além do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra.