As cidades de Lucca, na Itália, e de Maceió serão consideradas “cidades irmãs” em 2011. A primeira reunião sobre o projeto, que vai promover um intercâmbio cultural entre as duas localidades, foi realizada hoje no gabinete do prefeito Cícero Almeida. Ele já deu o aval para a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) intermediar o projeto, idealizado pela ONG Instituto de Desenvolvimento Humano (Idesh).
Segundo o diretor da ONG e gestor do projeto “Lucca-Maceió Cidades Irmãs”, Vinicius Palmeira, a ideia surgiu depois que o instituto concluiu a produção do livro Luigi Lucarini – Vida e Obra.
A publicação conta a história do arquiteto italiano que nasceu em Lucca e viveu a maior parte da vida em Maceió e Penedo, criando o maior conjunto de monumentos históricos de Alagoas.
Entre as obras de autoria de Luigi Lucarini estão Palácio Marechal Floriano, Teatro Deodoro, Tribunal de Justiça, Intendência Municipal, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o Teatro de Penedo.
“Com o livro pronto, fomos à Itália para trabalhar na divulgação da publicação. Muitos empresários italianos também nos procuraram em Lucca para saber como seria a divulgação aqui em Maceió. E assim nasceu a ideia do projeto de cidades irmãs”, explica Vinicius Palmeira.
Durante a reunião na prefeitura, Cícero Almeida autorizou a abertura de verba, no orçamento do próximo ano, para viabilizar a execução do projeto em 2011. “Essa iniciativa é uma porta aberta para que os outros países façam o mesmo por Maceió”, afirma o prefeito.
A secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessôa, avalia como positivo o intercâmbio cultural entre as duas cidades. “Essa parceria é importante porque enxergaremos o viés da cultura como motivador do fluxo de turismo e negócios para ambas as cidades. Lucca é uma cidade de 2.500 anos, que com sua história vai ajudar no aprofundamento da nossa prática do turismo cultural”, destaca a secretária.