×

Meio Ambiente

Projeto vai ordenar a ocupação da orla marítima de Alagoas

O Projeto Orla, conjunto de ações que têm como objetivo principal a promoção da ocupação ordenada da orla marítima no Brasil inteiro, vai finalmente sair do papel. Encarado como uma das linhas prioritárias do governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o projeto vai ser iniciado com uma oficina de capacitação. Os trabalhos, que contarão com a participação do secretário Alex Gama, serão realizados nos próximos dias 22 e 23 de outubro, no auditório do Senac, no bairro do Poço, em Maceió.

Para animar as oficinas do Projeto Orla, Márcia Oliveira, da Gerência de Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Reinaldo Redorat, do Serviço do Patrimônio da União, repassarão a metodologia do projeto e transmitirão as principais experiências de gestão costeira no país. O procedimento consiste, principalmente, em ações locais para ordenamento do uso e da ocupação do solo, além da gestão das águas oceânicas fronteiriças à plataforma continental. A ideia aqui é preservar os principais atributos da faixa litorânea, evitar a poluição das águas, manter os ativos paisagísticos e planejar a ocupação da orla.

Para isso, será preciso obter a adesão das municipalidades e envolver toda a população interessada na definição dos planos municipais e estaduais de gerenciamento costeiro. De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda, há urgência na aplicação dessa metodologia, “não somente para corrigir o caos que tomou conta da área costeira nas áreas urbanizadas, como também, e principalmente, fazer com que o poder público e a sociedade civil se antecipem e definam, democraticamente, uma maneira civilizada, competente e ambientalmente correta de utilizar o patrimônio natural, representado por nossa região litorânea”, ponderou.