×

Cultura

Projeto vai formar jovens multiplicadores da cultura da paz

O município de Maceió será sede no dia 29 deste mês da primeira Oficina do projeto Jovens Promotores da Paz, que tem a finalidade de formar adolescentes e jovens multiplicadores para o desenvolvimento de uma cultura promotora da paz nas comunidades. A capacitação acontece a partir das 8h30, no Hotel Tambaqui.

Além de Maceió, os municípios de Arapiraca, Marechal Deodoro, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Rio Largo receberão as ações do projeto. Nesta primeira etapa, serão capacitados profissionais da saúde, educação e assistência social que atuam em quatro bairros prioritários da capital: Benedito Bentes, Clima Bom, Jacintinho e Vergal do Lago.

“Inicialmente estamos capacitando os profissionais que atuam nos aparatos públicos, como escolas e Centros de Referência de Assistência Social. Após capacitar as equipes de profissionais, vamos realizar oficinas para os jovens, instrumentalizando-os por meio da arte e cultura para atuar nos bairros”, explica a assistente social que atua na coordenação do projeto, Michelle Gama.

A capacitação contará com as palestras sobre “Juventude negra: articulações entre racismo e violência” e “Racismo e desigualdade social: a situação dos jovens afro-brasileiros à luz de indicadores socioeconômicos”, ministradas, respectivamente, pelos professores Ligia Ferreira e Zezito Araújo.

O projeto Jovens Promotores da Paz foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Plano Juventude Viva do Governo Federal, implanto em caráter piloto no Estado de Alagoas.