A 11ª edição do Projeto Atleta Solidária foi realizada no Colégio Santa Úrsula, em Jatiúca, reunindo 50 atletas de diversas modalidades esportivas, que disputaram jogos de futsal durante toda a manhã, em prol da solidariedade. Este ano o projeto teve um tema ecológico, com o slogan “Sustentabilidade: esse é o nosso esporte”.
O evento é apoiado pela Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel), de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), e de Educação (Semed), que garantiu transporte e lanche para os alunos do Programa Mais Educação, de 15 escolas da rede municipal de ensino.
Além de alimentos doados pelo público e pelas instituições municipais, os alunos trabalharam na arrecadação de garrafas pet destinadas para a CoopVila – cooperativa que reúne catadores e material reciclável a Vila Emater, egressos do antigo lixão. Já os alimentos arrecadados – cerca de 9 toneladas – foram doados à Associação dos Hemofílicos, Sociedade Beneficente Nosso Lar, Casa Espírita Nosso Lar e Creche Escola Zilda Gama. Os órgãos municipais que mais arrecadaram alimentos foram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Governo e Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarph).
Após a realização do projeto, aconteceu uma gincana esportiva e cultural, onde cada escola teve oportunidade de apresentar seus talentos nas áreas esportiva e cultural, além de uma etapa do soletrando, incentivando alunos na descoberta de novos conhecimentos.
“O esporte em Maceió vive um novo tempo, de esperança e de prosperidade. Esse apoio que o projeto vem recebendo do governo Cícero Almeida reforça ainda mais a credibilidade do projeto”, afirma Eduardo Acioli, idealizador do projeto e coordenador de judô do Projeto Mais Educação. “O resultado final superou nossas expectativas”, conclui Eduardo.
A cerimônia de abertura teve a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, do vereador Sílvio Camelo, da coordenadora do programa Mais Educação, Edleusa Maciel, do primeiro árbitro Fifa de Alagoas, Francisco Carlos do Nascimento, além do empresário Pedro Di Grande.
