Crianças aprendem brincando em Santana
Instalada nas dependências da sede da Emater, em Santana do Ipanema, a Tenda do Saber, projeto que tem como objetivo incentivar a leitura, dinamizações e atividades pedagógicas, dentro e fora do ambiente escolar, está levando às crianças e jovens, oficinas de leitura e contação de histórias.
De acordo com Suely Silva, Gerente de Integração Escola-Comunidade da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), o projeto tem seu lançamento previsto para o mês de março, em todas as Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), mas as atividades ocorrem durante a instalação do Governo no Sertão, como projeto piloto.
“As Tendas do Saber se assemelham a bibliotecas volantes e possuem um vasto acervo pedagógico, contribuindo para inovação de estratégias de leitura e arte de modo eficaz e prazeroso”, enfatiza Suely. Ele informa ainda que o governo adquiriu 105 tendas para distribuição com todas as CREs.
As Tendas do Saber também serão distribuídas com escolas estaduais que trabalham com o Projeto Escola Aberta e com a Superintendência de Gestão da Rede, que terão a responsabilidade de receber das escolas interessadas em desenvolver atividades de leitura, projetos a ser desenvolvidos com a comunidade escolar e de seu entorno.
Constam em seu acervo clássicos literários, livros com temática voltada para a diversidade cultural, enciclopédias, dicionários da língua inglesa, livros paradidáticos, revistas sobre inclusão social e revistas de entretenimento ortográfico.
Também estarão disponíveis para os estudantes folhetos sobre anatomia do corpo humano, manual de astrologia, revistas criativas, mesas, cadeiras, jogos pedagógicos, caixas organizadoras, alfabeto móvel , sequência de unidades, memória, formas geométricas, caixas coloridas, pinos de encaixe e balança de madeira.
Suely Silva informa ainda que o projeto Tendas do Saber visa oportunizar à comunidade em geral o despertar para o prazer da leitura, levando-a a experimentar sentimentos e outras vivências subjetivas, permitir o acesso a novos conhecimentos e um posicionamento mais consciente em debates que envolvam temas sociais relevantes.
No estande montado pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), os técnicos estão oferecendo, à população dos municípios da região, orientações para a organização e funcionamento do ano letivo de 2013, sob a responsabilidade da Gerência de Documentação e Vida Escolar (Gedev).
