×

Cultura

Projeto Sonora Brasil Formação de Ouvintes Musicais chega a Alagoas

Através da busca pelo incentivo a novas práticas e hábitos de apreciação musical, a 1ª etapa do projeto Sonora Brasil chega a Alagoas com o circuito intitulado “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, que foca na importância do compositor para o desenvolvimento da música no Brasil. Nesta etapa, a ação recebe o grupo Duo Cancionâncias, que se apresenta dia 25 de julho no Sesc Arapiraca e dia 26 de julho no Sesc Centro, com entrada franca 1 hora antes da apresentação.

O Duo Cancionâncias (MT/RS) compõe a primeira etapa deste ano, pois até o fim do ano as cidades de Arapiraca e Maceió receberão concertos de vários estados brasileiros. Estão previstos para Alagoas este ainda os concerto dos grupos Quinteto Brasília (DF), Quarteto Belmonte (RJ), Octeto do PolyphoniaKhoros (SC).

Desenvolvido pelo Sesc, o Sonora, que está em sua 17ª edição, é o evento de maior importância da música contemporânea do país, sendo uma das mais importantes ações de transmissão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais.

A ação escolhe bianualmente dois temas com quatro grupos por temática. Em 2013, os temas foram “Tambores e Batuques”, que se apresentaram por cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, nas regiões Sul e Sudeste. Em 2014, os destinos são invertidos e a circulação dos oito grupos se completa pelas 123 cidades.

EdinoKrieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea

O tema traz à tona aforça deste compositor, que é relevante para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reconhecida atuação também como crítico e produtor musical, criador dos mais importantes eventos da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

Sobre Duo Cancionâncias

Formado pela dupla, Manuelai Camargo e Cyro Delvizio, o Duo Cancionâncias que se apresenta desde o início de 2007, percorre o vasto panorama musical brasileiro, passando por modinhas, canções seresteiras, cancioneiro de amor e canções com temáticas folclóricas, tanto indígenas quanto afro-brasileiras. A finalidade é revelar aos públicos mais variados a preciosidade deste repertório musical, mostrando a brasilidade em diferentes regiões e períodos históricos do país.

Na música erudita para canto, é pouco difundida a união, entre voz e violão. A beleza e a sutileza que os timbres deste instrumento acrescentam à voz enriquecem a música e transformam o que seria muitas vezes um simples acompanhamento em um fascinante jogo de nuances musicais entre os dois intérpretes. O resultado é um espetáculo de alta qualidade musical que convida o público a uma viagem pelo o que há de mais rico e belo na música erudita brasileira.

Um pouco mais sobre o Sonora Brasil

Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e complementados com um catálogo distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes.