×

Alagoas

Projeto social implantará sistema de monitoramento para reduzir evasão escolar em Coruripe

Projeto social implantará sistema de monitoramento em Coruripe

Cerca de 190 crianças e adolescentes do município de Coruripe (AL) participam do projeto “Farol da Cidadania”, que pretende contribuir para melhorar a relação familiar e realizar o acompanhamento da frequência e rendimento escolar. Para isso, o projeto desenvolvido pela Associação Vida e Cidadania irá implantar o Sistema de Monitoramento de Evasão Escolar (SIME).

O programa também capacitará professores e coordenadores pedagógicos para reconhecer sinais de violência e exploração infantil. Alunos e suas famílias receberão atendimento psicossocial. Entre as ações socioeducativas estão programadas oficinas de dança, música, esporte, atividades manuais, contação de história, mediação de leitura e formação cidadã.

Outro objetivo do projeto é criar o Comitê Interinstitucional pela Educação em Tempo Integral, por meio da integração operacional da educação com programas e serviços da rede assistencial (CRAS, CREAS) e de saúde (UBS, NASF).

O projeto da Associação Vida e Cidadania foi selecionado pela Fundação Itaú Social, por meio do Edital para a Destinação de Recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), para receber os recuros provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

Para este ano, o Edital está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. As propostas, com foco em educação integral, devem ser encaminhadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

O Itaú Social destinará os valores ao Fundo para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro. A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).