×

Alagoas

Projeto premia estudantes com melhores ideias empreendedoras

Aplicabilidade, viabilidade e impacto social. Seguindo estes três critérios primordiais, a diretoria de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) premiou, nesta sexta-feira (25) as três melhores ideias de negócios desenvolvidas por estudantes de instituições de ensino locais e inscritas no projeto ‘Em Ação 2016’. A premiação aconteceu no auditório da Faculdade de Negócios (FAN-FGV), no bairro do Jaraguá.

Com o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre jovens universitários, a segunda edição do projeto apresenta aos estudantes – através de palestras e capacitações – noções de mercado e estratégias diretas voltadas para a criação de empresas e desenvolvimento de aplicativo. Nesta fase, foram selecionadas 30 ideias empreendedoras, com um resultado final de 1.200 alunos impactados, 60 capacitados e cinco instituições de ensino atendidas.

“Enfrentamos um momento difícil no cenário econômico do Brasil. É importante que não só Alagoas, mas que o país inteiro, estimule e apoie as boas ideias que surgem agora, a partir destes jovens que apontam o caminho da inovação”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

Durante a solenidade de entrega, o secretário recebeu da diretoria da Faculdade de Negócios um símbolo de agradecimento pela iniciativa do projeto e pelo estímulo ao empreendedorismo entre os jovens.

Premiação

Na premiação, a primeira colocada foi a estudante de 15 anos Lethicia de Souza, do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca, responsável por desenvolver uma plataforma que auxilia os estudantes na disciplina de Química.

“Eu não tinha dificuldade no aprendizado, mas notava que muitos colegas de turma não conseguiam assimilar os estudos justamente por se tratar de muito cálculo. A ideia da plataforma é utilizar ilustrações e os próprios elementos da tabela periódica, facilitando o processo de aprendizagem”, explicou Lethicia de Souza.

O segundo lugar foi para uma equipe de dez alunos do 3º período do curso de Engenharia de Alimento do Ifal Maceió, idealizadores de novas fórmulas mais saudáveis para produtos já inseridos no mercado, como salgados e doces adaptados para alimentações veganas e vegetarianas.

A terceira premiação foi para os alunos João Gabriel e Alisson dos Santos, também do Ifal Maceió, do curso técnico de Engenharia Eletrônica, que desenvolveram um sistema elétrico de monitoramento de nível de água para diminuir o consumo entre a população.

Os idealizadores das criações selecionadas receberão cursos de empreendedorismo, design, consultorias nas áreas de gestão, jurídica e construção da identidade visual.