As placas continham sacos plásticos para recolhimento de lixo
As placas do projeto Nossa Praia, instaladas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) foram retiradas da orla de Maceió pela prefeitura. A medida não agradou os integrantes do Praia Limpa – Entre Nessa Onda, campanha primeiramente realizada por uma agência e depois encabeçada pelo IMA.
“O projeto foi apresentado ao secretário de Turismo em Maceió, em 2015. À época disseram que iriam colocar em prática o projeto e ampliariam, mas quem teve a iniciativa foi o IMA, que não ficou só em Maceió e levou a campanha para todo litoral alagoano. Agora vem com essa ação? Como explicar?”, questiona uma postagem do Praia Limpa nas redes sociais sobre a situação.
Em outra publicação, os membros julgam como absurdo o que a prefeitura de Maceió fez na tarde desta terça-feira (26). “Absurdo o que a prefeitura de Maceió fez com o material da campanha a Nossa Praia”, continua a publicação a favor do projeto que foi lançado há pouco mais de 2 anos e vem obtendo resultados satisfatórios nas praias alagoanas.
As placas, que continham sacos plásticos para recolhimento de lixo, foram retiradas por equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social. A secretaria justificou a medida como necessária para o “cumprimento da decisão judicial que proíbe a instalação de novos equipamentos sem autorização da prefeitura”.
O IMA lamentou a retirada das placas do Nossa Praia, um dos maiores e mais bem sucedidos projetos de educação ambiental do Brasil, e ainda garantiu que buscará as medidas necessárias para reverter a situação.
