×

Negócios/Economia

Projeto Pimenta Malagueta aumenta vagas em Pindorama

O ano letivo do Projeto Jovens Lideranças está acabando. As aulas devem terminar em fevereiro deste ano. A formação de novas turmas já está acontecendo. Desses novos estudantes, alguns serão engajados no Projeto Pimenta Malagueta, que visa ensinar o jovem a cultivar a pimenta, que pode vir a se tornar fonte de renda.

A procura por uma vaga no projeto é grande, até por causa do incentivo financeiro. O número de participantes será bem maior do que a última turma, que contava com 14 jovens. “Mais de 25 alunos farão parte do projeto. A turma passada não deu conta de todo o trabalho, por que a quantidade de pés de pimenta superou as nossas expectativas”, explica Solange Fialho, do Centro de Treinamento Rural da Pindorama (Cetrup).

Uma vez por mês os alunos terão aula de cooperativismo, para que possam aprender como funciona e as vantagens de se trabalhar como cooperativa, algo tão diferente da maioria dos lugares. “Nosso maior desafio é mostrar ao adolescente como pode ser proveitoso trabalhar no regime de cooperativa, algo tão distante desse mundo individualista em que nós vivemos”, afirma Solange.

A renda obtida com o cultivo da pimenta será revertida para os próprios alunos. “É uma primeira experiência de trabalho para a maioria deles, é justo que tenham um incentivo”, diz Solange. Segundo ela, um relatório de desenvolvimento das atividades será entregue mensalmente, mas os resultados têm surpreendido a todos. “É realmente muito bom o desempenho do projeto”, conta.