×

Sergipe

Projeto Penarte fará apresentação nesta segunda-feira no teatro Atheneu

Projeto está em funcionamento há quatro anos

O teatro Atheneu receberá logo mais, às 16h, uma apresentação da produção teatral do Projeto Penarte, que está em sua 4º edição no Presídio Feminino (Prefem) e agora alcança também a unidade masculina, o Copemcan. Nesta segunda-feira, 21, internos das unidades Prefem e Copemcan farão uma apresentação repleta de arte, de maneira simultânea, com música, artes cênicas, poesia e grafitismo.

Será um momento de muita arte, em que eles mostrarão para o público todo o talento que descobriram ter através das oficinas oferecidas. A programação também contará com a apresentação musical de nomes sergipanos como, a cantora Amorosa, Bia Ferreira e Ariane Passos, além do músico erudito o violoncelista Thiago Salvino, da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Este ano, a Secretaria de Estado da Justiça e de Direito ao Consumidor (Sejuc) premiará as internas que passaram pelo projeto e conseguiram virar a página para uma vida melhor. Estas ações fazem parte do processo de ressocialização, que para o secretário Antônio Hora Filho, é de extrema importância para a mudança de vida do preso após a saída da prisão. “A arte e a educação são ferramentas fundamentais para a mudança do ser humano”, opina.

Elas receberão o “Prêmio Poeta Araripe Coutinho” de destaque social, artista que durante alguns anos esteve presente no Prefem passando seu conhecimento em poesia para as internas e incentivando-as à escrita, o que resultou na publicação de dois livros, entre eles o mais recente, “Um outro olhar”. Entre as regressas que mudaram de vida após passar pelo Penarte, e receberá o prêmio, está a Isa Jackeline, que em breve estará se formando em direito e está para lançar o seu primeiro livro, “Mulheres que enxergam a vida sem maquiagem”.

Penarte

O projeto Penarte está em funcionamento há quatro anos no Prefem e agora começa a dar passos mais largos levando ações também para unidades prisionais masculinas, a exemplo do Copemcan. O coordenador do projeto, Cláudio Viana, acredita na educação e na cultura como ferramentas de mudança social, por isso, todo o projeto traz em suas ações oficinas ligadas ao teatro, a música e a literatura.