Professores de Matemática das Escolas Estaduais Laura Dantas e Teotonio Vilela, do Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa) foram apresentados, nesta quarta-feira (29), ao Projeto MenteInovadora. A ação será implantada nas duas unidades de ensino com o objetivo de estimular o raciocínio lógico dos alunos.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com a empresa Mind Lab e, durante seis meses, será testada com estudantes do 6ª ao 9º das duas escolas.
O projeto vai ensinar Matemática com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio lógico, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor como mediador.
Durante a formação realizada no auditório da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a coordenadora regional do Projeto, Silvana Cardoso, falou sobre algumas experiências em outros estados e sobre resultados apresentados pelos estudantes. “A aplicação dos jogos melhora a concentração, o raciocínio, a compreensão, o comportamento. É algo fundamental até para o educador, porque facilita sua prática dentro da sala de aula”, enfatizou.
“É importante lembrar que os jogos de raciocínio não pretendem formar jogadores, mas estimular as habilidades dos estudantes. A atividade, inclusive, faz parte do currículo escolar”, complementa Silvana.
Eixos estruturantes
O projeto MenteInovadora apresenta eixos estruturantes baseados na tomada de decisão, no conhecimento de si, no planejamento e gerenciamento de recursos, na resolução de problemas e na cooperação. A metodologia aplicada toma como base ensinamentos de grandes teóricos, a exemplo de Jean Piaget, Howard Gardner e Paulo Freire
A coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas, que reúne as escolas do Cepa, explica que esse primeiro momento com os professores inclui a apresentação do Projeto, bem como sua aplicação teórica e prática. Ao longo das atividades nas escolas, os educadores serão acompanhados e supervisionados por representantes da Mind Lab.
“Esse projeto não estimula apenas a Matemática, ele desenvolve habilidades nos alunos para outras disciplinas e para a vida, também. O papel do professor como mediador vai ser fundamental nesse processo”, destaca a coordenadora.
