×

Cultura

Projeto “Papel no Varal” realiza última edição de 2009

Papel no Varal realiza a última edição do ano no restaurante Delícia das Águas nesta quinta-feira

Onde encontramos poesia? Em gavetas, estantes, armários e em memórias e lembranças. Mas aqui no Estado também é possível encontrar esse gênero pendurado num varal de sisal com rústicos pegadores de madeira. E acredite: a ideia deu certo.

A maneira inusitada de dispor poesia transformou-se no projeto Papel no Varal. Iniciativa que aproxima, cada vez mais, os apaixonados por versos à arte poética. Nesta quinta-feira (17), a partir das 20h30, o Papel no Varal realiza a última edição do ano no restaurante Delícia das Águas, em Cruz das Almas.

Em forma de sarau, o e nasceu do programa Minuto de Poesia, veiculado pela Rádio Educativa. Ao todo já foram realizados oito saraus. Para o próximo ano, a agenda já está cheia. Por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2010, o Papel no Varal também pretende viajar pelo interior.

“Vamos fechar o ano com uma seleção dos melhores poemas. Será uma retrospectiva — estímulo para darmos continuidade em 2010”, contou o idealizador do projeto, Ricardo Cabús. É ele quem seleciona sozinho os cem poemas que são impressos e pendurados no varal.

Suspensas, ao alcance de nossas mãos, versos de Pablo Neruda, Arriete Vilela, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e de outros autores. A única exigência é que sejam lidos harmoniosamente.

“A leitura de poemas vicia. Cada verso deixa um gostinho de quero mais”, descreveu Maria Luiza Russo, frequentadora assídua dos encontros. Para os mais tímidos, não é preciso declamar. A oportunidade vai muito além da leitura da declamação, é uma confraternização dos amantes da arte poética.

No sarau desta semana, os presentes ainda ouvirão música na voz de Fernando Marcelo. Também será montada banca de livros com exemplares de escritores alagoanos. A entrada é gratuita. Mais informações: (82) 8872-1705.