“Perfumar a cidade com poesia”. Segundo o idealizador, Ricardo Cabus, o Projeto Papel no Varal – que realiza saraus relâmpagos em vários pontos de Maceió – tem este objetivo. Hoje, quando se comemorou o primeiro aniversário da iniciativa, a festa teve como ponto de partida a Prefeitura de Maceió. O hall de entrada do órgão ganhou um visual novo, com poemas espalhados e pessoas recitando e ouvindo as interpretações.
O prefeito Cícero Almeida participou do sarau e ainda deu um testemunho a favor do sucesso do projeto. Ele disse que, ao sair de casa, viu varais montados em locais estratégicos da cidade, e o que é mais importante, em todos eles havia pessoas lendo atentamente o que estava escrito.
Já o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Ricardo Ramalho, ressaltou que sempre houve poesias que chamavam a atenção para a preservação da natureza. “Nada melhor para sensibilizar as pessoas do que as artes. Há vários poetas que sempre exploraram esta temática, como por exemplo, Olavo Bilac e Aldo da Serra”, disse. Ele concluiu seu discurso com a poesia “A Árvore da Serra”, de Aldo dos Anjos, que descreve um diálogo entre pai e filho.
O professor Ricardo Cabus revelou que o dia de ontem foi dedicado a saraus relâmpagos. Da Prefeitura, o “Papel do Varal” percorreu os bares, restaurantes, shoppings centers e a orla urbana de Maceió. Em todos esses lugares, poemas de autores variados – alagoanos, brasileiros e estrangeiros – e temáticas diversificadas, do erudito ao contemporâneo, passando pelo modrno. “Estamos realizando esta intervenção urbana para comemorar o aniversário de um ano do projeto”, resumiu Ricardo Cabus.