×

Cultura

Projeto oferece cursos gratuitos de grafite, fotografia e artesanato para jovens em Vilhena (RO)

O projeto é coordenado pela comunicadora social e produtora cultural, Andréia Machado

Com o objetivo de transformar a realidade, capacitar e educar com arte e cultura jovens de Vilhena (RO), será realizado, entre os meses de março a abril, o projeto “Oficina de Artes Criativas: Saberes Amazônicos”. A iniciativa vai oferecer gratuitamente três oficinas de artes visuais com os temas grafite, fotografia e artesanato.

O projeto é coordenado pela comunicadora social e produtora cultural, Andréia Machado, e foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores – 2021/2022. O edital, da Fundação Nacional de Artes, tem como foco cidades com vulnerabilidade social e econômica, que são beneficiadas com oficinas de artes visuais.

Por meio do certame, a Funarte dá visibilidade a cidades que não possuem o mesmo apelo cultural que as metrópoles nacionais e contribui para o crescimento da economia criativa local, potencializando inovações e novos negócios criativos. Andréia Machado explicou que a intenção é capacitar 45 alunos, moradores de bairros periféricos de Vilhena.

As aulas serão ministradas na escola pública Shirlei Ceruti, localizada no Setor 19, e preveem abordagem teórica e prática. Todos que participarem das atividades receberão certificado. As oficinas contarão com uma aula por semana, lecionadas por Andréia Machado, Washington Kuipers e Marcio Guilhermon.

As capacitações de artesanato e grafite acontecem nas seguintes datas: 10/03, 17/03, 24/03, 31/03 e 07/04. No caso da oficina de fotografia, o período das aulas será: 07/03, 14/03, 21/03, 28/03 e 04/04.

“A meta é valorizar os saberes amazônicos e a cultura regional através da realização das oficinas de fotografia, grafite e artesanato”, ressaltou a coordenadora do projeto. Ela lembrou, ainda, que todas as atividades vão respeitar as normas de segurança para evitar a proliferação da Covid-19 e resguardar a saúde dos participantes.