×

Alagoas

Projeto ?O Amanhã de Pindorama? forma 4ª turma

A quarta turma do Projeto ‘O Amanhã de Pindorama’ chegou à reta final. Cerca de 20 adolescentes entre 13 e 16 anos participaram de atividades educativas dentro do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), da Cooperativa Pindorama, município de Coruripe.

Foram seis meses com aulas de informática, oficina de leitura, atividades na horta orgânica e atividades esportivas. Além dessas, segundo a coordenadora do projeto Solange Fialho, os adolescentes conheceram ao longo do curso o funcionamento da maior cooperativa do Nordeste visitando a parque industrial, agrícola, o setor de segurança do trabalho e ainda a parte administrativa da unidade.

“Neste projeto tomamos o cuidado de acompanhar o desenvolvimento dos envolvidos na rede escolar regular e a evolução é logo notada tanto pela família quanto pelos professores. Acreditamos que estamos no caminho certo. Todas as oficinas estão pautadas numa prática pedagógica dinâmica, cooperativa e que busca despertar no jovem o interesse e a co-responsabilidade pelo fortalecimento e continuidade das ações cooperativistas desenvolvidas na comunidade de Pindorama”, declarou Solange Fialho.

Um dos alunos que se destacou nesta última turma foi Felipe Tauan, de 14 anos. Felipe aplicou no pequeno jardim de sua casa as técnicas de cultivo da horta orgânica, trabalhada no Cetrup, e em breve vai colher os primeiros frutos. A iniciativa surpreendeu os pais do garoto que está realmente entusiasmado. “Ficamos orgulhosos com a atitude dele. Sempre achamos importantes as ações do Projeto O Amanhã de Pindorama, mas vendo o interesse do nosso filho enxergamos o diferencial da ação”, ressaltou Josineide Santos, mãe do estudante.

A mãe do garoto, uma professora da rede municipal, destacou ainda que além das atividades alternativas, os ensinamentos do cooperativismo, o trabalho em conjunto e a união mostraram a garotada como é importante a atividade desenvolvida em Pindorama. “Nas reuniões e nas conversas em casa ele relata que conhecer a cooperativa e como ela funciona muito bom, porque além de aprender ainda se divertem”, afirmou.

O grupo esteve com o diretor presidente da cooperativa, Klécio Santos, que reforçou a importância de trabalhar em grupo. “Com esse projeto estamos plantando a semente do cooperativismo no dia-dia dessas crianças para que quando adultas elas consigam compreender a importância da Cooperativa Pindorama para o estado. É gratificante perceber a verdadeira compreensão do que é o cooperativismo”, declarou.

Com o encerramento da 4ª turma, o Cetrup vai iniciar a seleção para nova turma do projeto. E para participar, o adolescente precisa está matriculado na escola regular, ter frequência e desenvolvimento escolar bom.