Iniciativa do Sesc Alagoas busca orientar indivíduos
O Projeto Multiplique Essa Ideia visa promover discutir o tema saúde sexual e reprodutiva no ambiente de trabalho e escolar. Para isso, a iniciativa orienta indivíduos que fazem parte desses ambientes para que eles se tornem agentes multiplicadores. Ou seja, pessoas que vão compartilhar o conhecimento adquirido com seus colegas, possibilitando espaços de aprendizado contínuo e coletivo.
Os primeiros locais escolhidos para a realização do Multiplique Essa Ideia foram a empresa Palato Farol e a Escola Estadual Campos Teixeira. Em cada um desses locais, o projeto formou um grupo de pessoas que, posteriormente, serão multiplicadoras dos temas explorados nas discussões. A educadora sexual Milka Freitas, responsável por orientar os participantes da ação, em parceria com o Sesc Alagoas, afirma que, além de trabalhar a saúde sexual e reprodutiva, o projeto aborda diversidade e inclusão. “A gente discute a questão do autoconhecimento, do assédio moral, do assédio sexual, do preconceito, a relevância da diversidade dentro do ambiente de trabalho, do planejamento familiar”, disse.
É por meio da promoção de informações confiáveis sobre esses assuntos que o Multiplique Essa Ideia impulsiona o respeito às diferenças e estimula ambientes saudáveis e inclusivos. Participante da ação, a confeiteira do Palato Farol Liliane Moraes fala sobre a importância da iniciativa. “É um conhecimento muito bom que a gente adquire. Um aprendizado que a gente tem que transmitir, porque realmente tem coisa que a gente fala e não percebe que pode estar machucando alguém. A gente aprende muito sobre respeito”, destacou Liliane.
