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Alagoas

Projeto mobiliza alunos e comunidade da rede estadual

Nesta quinta-feira, 01, escolas de todo o país uniram-se numa mobilização de incentivo à leitura, com o projeto “Dia de Ler. Todo dia!”, lançado em 2014, em Barueri (SP). Em Alagoas, a ação foi adotada amplamente, este ano, por unidades escolares da rede estadual das 13 gerências regionais de educação (Geres).

De acordo com a supervisora de integração escola e comunidade da Secretaria de Educação (Seduc), Vania Marsiglia, e a coordenadora de Projeto Leitura nas Escolas, Conceição Marques, esta adesão proporcionará mais espaços e oportunidades à leitura, com disponibilização de livros à comunidade, contação de histórias e produções textuais, enriquecendo outras práticas já adotadas pelas escolas.

“Atendemos ao chamado para este dia especial de incentivo à leitura, que veio integrar positivamente outros já implementados na rede, a exemplo da tenda do saber. É um caminho para estreitar ainda mais a relação escola e comunidade e deverá continuar nos próximo anos”, declarou Vania Marsiglia.

Ações

Duas unidades da rede aproveitaram a data para fortalecer seus projetos de leitura. A Escola Estadual Vitorino da Rocha, da 13ª Gere, no Cepa, com o projeto “Cultivando a leitura e a escrita”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Programa de Iniciação à Docência (Pibid) para graduandos em Pedagogia.

Segundo a pesquisadora da docência de produção educacional, Ana Patrícia Otaviano, o projeto de leitura atende cerca de 200 alunos das progressões 1 e 2, 4º e 5º ano do fundamental I do Vitorino e é realizado em interface com os professores.

“Os resultados são surpreendentes. Os alunos aqui leem em média 30 livros por semestre, mas para alguns este número é mensal. Fizemos o reconhecimento dos destaques e premiamos 20 deles com livros”, destacou.

Além da leitura, Patrícia e mais quatro pesquisadoras atuam, às segundas, quartas e quintas-feiras, também com estratégias lúdicas como a música, teatro e poesia, nas escolas Vitorino e Maria Rosália Ambrozio, despertando talentos como os da estudante Carla Nayara Ferreira da Silva, de dez anos, que descobriu o gosto pela poesia e agora deseja tornar-se escritora futuramente.

“Antes tinha dificuldade até de pronunciar as palavras. Com leitura, além de conhecer novas palavras, também já escrevo poesias, que são inspiradas nas pessoas com quem convivo”, pontuou.

Outra que aproveitou a data para destacar seu projeto foi a Escola Estadual Maria Rita Lyra – Caic, que atende cerca de 250 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no Trapiche, que prepara uma homenagem ao aniversário da capital, com o projeto “Maceió 200 anos na onda da leitura”. É o que afirma a diretora-geral, Maria Aparecida do Nascimento.

“Desde setembro iniciamos este trabalho, com leituras e produções com base em dez músicas que tratam da história da cidade”, explicou.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Jucedy da Silva Oliveira José, a escola desenvolve dois projetos de leitura por ano desde 2012. Neste, as dez turmas tratarão de temas como artesanato, literatura de cordel, culinárias, praias e lagoas, bairros, maceioenses ilustres, pontos turísticos, folguedos, os três poderes e lendas de Maceió.