A edição do projeto Mercado Cidadão no bairro do Jacintinho, nesta sexta-feira (13), superou as expectativas da organização. Permissionários, moradores e frequentadores do mercado compareceram e participaram das ações de cidadania promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
A maior quantidade de solicitações foi para emissão de carteira de trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego , CPF, pelo Banco do Brasil, e cortes de cabelo, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A estudante Saara Lourenço soube da ação através do pai, que trabalha na Feirinha (anexa ao mercado) e procurou o que mais a interessa no momento: a carteira de trabalho. “Estou precisando de um emprego, e as empresas exigem a carteira de trabalho. Aproveitei o Mercado Cidadão para emitir o documento”, disse.
O aposentado Henrique de Oliveira valeu-se do momento para cortar o cabelo e elogiou a ação. “O bairro sempre comparece nestas ações, porque somos carentes de momentos como estes, que tanto ajudam a população”, frisou.
O Sine – Prefeitura de Maceió ofereceu cadastro de emprego e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizou a distribuição de 60 mudas de plantas dos tipos pitanga, mangueira, ingá, brinco-de-viúva, araçá, tamarindo, espirradeira e jaqueira.
O Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES), que mantém o projeto “Feira ExpoSolidária”, sempre aos domingos, na orla do bairro Ponta Verde, expôs seus produtos artesanais e alimentos provenientes da soja. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) colaborou com a organização do trânsito na região e, como nas edições anteriores, a Banda do 59° Batalhão do Exército proporcionou muita música ao evento.