O Projeto Mercado Cidadão chegou ao Mercado do Jaraguá nesta terça-feira (25). É a primeira vez que o local sedia uma etapa do projeto, que é idealizado pela Secretaria Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e tem como objetivo principal oferecer uma série de benefícios aos permissionários e à comunidade local de todo o dia.
Duas tendas foram montadas ao lado do mercado e nelas à população pode tirar documentos importantes carteiras de trabalho, CPF e reservista. Além disso, também são realizados cortes de cabelo, exames de glicemia e pressão arterial.
A inclusão do Mercado do Jaraguá é uma das principais novidades da terceira fase do projeto.
Para o secretário de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcanti, o grande número de pessoas que foram até o mercado é uma prova do quanto o projeto já se consolidou entre os permissionários. “Mesmo sendo a primeira etapa realizada no Jaraguá, as pessoas já tinham o conhecimento dos benefícios que o Mercado Cidadão vinha oferecendo em outras regiões da cidade. O trabalho para firmar mais parcerias não cessa e vamos, em um curto espaço de tempo, proporcionar mais benefícios nas próximas etapas do projeto”, disse ele.
Quem chegou cedo ao Mercado do Jaraguá pôde realizar uma série de ações que, em outra situação, seria necessário se locomover grande distância. Para a dona de casa Damiana Ferreira, 42 anos, essa é uma oportunidade que não se pode perder. “Aproveitei para cortar meu cabelo e fazer exames de pressão e glicose. É uma bênção pode fazer tudo isso perto da minha casa”, disse ela.
Ao todo, Maceió tem oito mercados. Destes, cinco (Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Jacintinho, Jaraguá e Levada) estão habilitados para receber as ações. Nos demais, a Semtabes está trabalhando na estrutura para o projeto ser adicionado. São parceiros do projeto o Banco do Brasil, o Senac, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Exército.
