A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Maceió (Semel) iniciou o projeto “Maceió de Quimono”, com o objetivo de reunir atletas e pais de atletas para diversas atividades na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre (Cidade Universitária). Todos os sábados pela manhã, enquanto crianças e adolescentes participam de treinamentos de judô, tae-kwon-do e jiu-jítsu, os pais assistem a palestras sobre diversos temas, como hipertensão, diabetes, DST/Aids, Mal de Alzheimer e Educação Ambiental.
“Nosso objetivo é trazer a família para Vila Olímpica no fim de semana e fazer os pais incentivarem nos filhos a prática esportiva”, explica o diretor de Esportes da Semel, Eduardo Acioli, que ressalta o apoio do secretário Gustavo Toledo para a execução do projeto. Segundo ele, cerca de 250 atletas estão participando das atividades. Parte deles é oriunda de programas como o Mais Educação – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) – e o Viva a Vila.
A Semel também oferece aos participantes outras formas de lazer, como totó e tênis de mesa. O próprio Eduardo Acioli aproveita as palestras para dar seu testemunho de como conseguiu conquistar novos horizontes por meio do esporte. “Conto a eles a minha história como aluno de escola pública que conseguiu, graças ao judô, participar de competições fora do país e aprender outros idiomas”, conta o judoca.
Outro programa desenvolvido pela Semel na Vila Olímpica é voltado para os idosos. Às sextas-feiras eles participam de atividades físicas pela manhã e de palestras à tarde, sobre temas relacionados à saúde e adaptação do ambiente doméstico para prevenir acidentes com pessoas.