×

Maceió

Projeto Livro na Praça é iniciado na capital alagoana

Ler é viajar. E é com o propósito de incentivo a leitura que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o projeto carioca “Livro na Praça”, levará para as praças de Maceió a biblioteca sobre rodas. O ônibus biblioteca conta com um acervo de 2.000 livros onde os alunos das unidades escolares e da comunidade poderão pegar dois livros emprestados, mediante apresentação de um documento de identidade e um comprovante de residência para efetuar o cadastro.

A biblioteca permanecerá na praça do Osman Loureiro até o dia 19 de junho, funcionando das 10h às 16h. Após essa data, ele segue para outra localidade. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e fica em Maceió até o dia 10 de julho.

Cristina Barbosa, coordenadora do departamento de Biblioteca da Semed, exalta o trabalho realizado com os departamentos Caica, Ensino Fundamental, Neder, Mais Educação, Programas Especiais e Arte e Cultura. “Todos trabalham com a finalidade de levar a leitura, incentivar e motivar a melhora no desempenho do aluno. A parceria com o “Livro na Praça” tem sido muito enriquecedora. Não só o aluno terá acesso, mas toda comunidade será assistida pela equipe e poderá desfrutar do que o projeto está oferecendo”, disse.

O principal produto da biblioteca sobre rodas é o empréstimo gratuito dos livros que podem serão devolvidos até o dia 10 de julho. O acervo conta com clássicos da literatura brasileira, livros de entretenimento e em braile. “70% do acervo é composto por livros de autores brasileiros e 30% de estrangeiros, onde a maioria é voltado para literatura infanto-juvenil. Também temos livros com ilustrações em braile e de cultura afro-brasileira. Nós levamos o projeto para as comunidades e pessoas que não tem fácil acesso a uma biblioteca”, completou Cristina Figueiredo, diretora e idealizadora do “Livro na Praça”,.

Na ocasião, o grupo de capoeira do Programa Mais Educação formado por alunos da escola Corintho da Paz se apresentou e seguiu para as atividades oferecidas. Dentre elas, participaram da contação de histórias no ônibus, brincaram no Tapete Lúdico e no Quadro de Erros e Acertos do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (Caica) e que são baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente e encerraram o circuito com lanche.

Para a professora Vera Lúcia Batista, vice-diretora da escola, a iniciativa é muito importante. “Quanto mais incentivos de leitura nós dermos para nossos alunos, melhor será o êxito. Sabemos que a leitura faz com que o aluno viaje. Então, essas novidades no âmbito da literatura serão muito bem-vindas, salientou.

A equipe do ônibus conta com a diretora Cristina Figueiredo; a produtora executiva, Cláudia Macedo; a coordenadora geral, Cláudia Andrade; além de Lyara Silva e Leonardo Lucena, que são os monitores locais. Nas próximas semanas, a biblioteca sobre rodas estará em outras praças da cidade.

Confira a programação:

22 ate 26/06 – Vergel – Praça Santa Tereza

30/06 a 03/07 – Benedito Bentes – Praça Padre Cícero

06 a 10/07 – Prado – Praça da Faculdade