×

Maceió

Projeto leva noções de direito aos usuários da Assistência Social

O projeto Direito: É Bom Saber será apresentado, nesta quinta-feira (10),

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Defensoria Pública Estadual desenvolveram juntas um projeto que levará informações relacionadas ao Direito à população em vulnerabilidade social. O projeto Direito: É Bom Saber será apresentado, nesta quinta-feira (10), para os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió.

O projeto socializará informações na área de Direito para crianças, adolescentes, jovens mulheres, gestantes e idosos, público atendido nas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) localizados nos Cras.

De acordo com coordenadora-geral dos Cras, Denaide Oliveira, mais de mil usuários participarão das atividades. “Iremos socializar informações referentes aos direitos e formas de acesso à população em situação e risco e vulnerabilidade social residente nos territórios dos 15 Cras”, disse.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, esse projeto permite que os usuários conheçam os seus direitos e saibam como proceder quando tiverem esses direitos violados, combatendo assim, a situação de vulnerabilidade e risco social. “É por meio dos Centros de Referência que a Assistência Social se aproxima da população. O trabalho realizado nessas unidades permite que sejam reconhecidas as desigualdades sociais e aproxime as políticas públicas dos usuários”, ressaltou.

Os defensores públicos farão rodas de conversa, exposição dialogada e palestras nas áreas de prevenção à violência doméstica, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, de família e do idoso. O projeto terá duração de dois meses e iniciará no mês de setembro.

De acordo com a defensora pública Thais Moreira, o projeto será apresentado em uma linguagem acessível. “Os usuários do Cras terão acesso a informações relacionadas ao direito de forma simples e direta, podendo esclarecer suas dúvidas”, explicou.

O projeto Direito: É Bom Saber terá inicio nos Cras, podendo se estender para outros equipamentos sociais, como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop).