O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar de Maceió, encerrou, o projeto Informar para Transformar. A iniciativa teve a participação de 30 jovens da comunidade e do Conjunto João Sampaio, que receberam noções de direito e cidadania.
O objetivo do projeto é capacitar os adolescentes para que eles atuem nas diferentes dimensões da sua vida pessoal e social, intervindo como agentes multiplicadores, por meio de ações transformadoras na comunidade, garantindo, assim, a plena vivência da cidadania. As aulas foram desenvolvidas pelas técnicas do Creas, que abordaram diferentes temas, como o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, programas sociais do governo federal, o perigo das drogas, dentre outros.
Segundo o coordenador do Creas, Valdomiro Pontes, esse projeto é de grande importância porque os jovens passam a ter informações que são úteis para vida deles, como o conhecimento dos seus direitos e a ser bons cidadãos. “Através dessas informações eles serão motivados a repassá-las e, como consequência, transformar a comunidade em que vivem , disse ele.
Durante o encerramento, os jovens encenaram a peça “Violência Nunca Mais” e receberam certificados. Participaram do evento a coordenadora do Creas, Aline Dantas, a coordenadora estadual do Creas, Dulce Perdigão, a gerente do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, Ana Valéria Pitta, e o presidente da Associação de Moradores do Conjunto João Sampaio, Manoel José.
