Café Literário itinerante já esteve no bairro Santo Antônio e aporta neste final de semana no Camartelo
Depois de promover no centenário Teatro Sete de Setembro em Penedo o relançamento do “Café Literário”, projeto idealizado e executado pelas produtoras culturais Cláudia Helena e Lúcia Prata, agora os bairros da cidade ribeirinha começam a receber de forma itinerante as ações culturais do Café literário.
Depois de levar o projeto ao Bairro Santo Antonio, local onde aconteceu a primeira povoação da cidade ribeirinha, agora é a vez do camartelo sediar mais uma edição do “Café Literário Itinerante”. O local que está localizado no centro histórico de Penedo é conhecido pela carência dos moradores, sendo desenvolvidas de forma constante, diversas ações sócio-educativas no intuito de amenizar a situação de ociosidade dos moradores, principalmente dos jovens que ficam vulneráveis aos vícios.
De acordo com a atriz Cláudia Helena o objetivo do projeto é possibilitar o encontro de escritores, poetas, atores e amantes da cultura ribeirinha, mas além de tudo é ofertar aos moradores de bairros carentes da cidade a oportunidade de conhecer ações culturais que possam servir para a transformação da realidade de vida de centenas de crianças e adolescentes de Penedo.
“Inicialmente lançamos o projeto no anfiteatro da Fundação Casa do Penedo, depois partimos para outros espaços da histórica cidade e, agora estamos executando as ações culturais em alguns bairros considerados carentes e com indicadores sociais que revelam uma triste realidade para os jovens penedenses”, declarou Cláudia.
O Café Literário do Camartelo acontecerá neste sábado, 9, na Rua São Miguel, e terá como tema “Sexualidade, Corporeidade e Bem Estar Social”. A palestra educativa será proferida pela sexóloga Helena Porto. Na programação ainda consta apresentação do Grupo de Dança composto por adolescentes do Camartelos, além de um Pocket Show de Voz e Violão sendo aberta à participação de todos os participantes.
