Estudantes da primeira escola de ensino integral da rede estadual, a Marcos Antônio Cavalcante da Silva, localizada no Benedito Bentes, participam, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), da 2ª edição do projeto ‘Ler por Prazer’. Dez grupos de alunos do ensino médio apresentaram peças teatrais inspiradas em diversos contos literários.
De acordo com o idealizador e professor de Língua Portuguesa da escola, Jackson Santos de Oliveira, o objetivo da ação é incentivar a leitura entre os jovens. “Hoje em dia, resumos e sinopses são muito fáceis de encontrar na internet. Trazer peças de grandes escritores incentivam os alunos à prática da leitura, além de fixar melhor o conteúdo que pode vir a cair no Enem”, afirma.
Os estudantes se mobilizaram para preparar o cenário, o figurino e a trilha sonora, tudo para prender a atenção dos espectadores que vidraram os olhos nos 10 palcos distribuídos entre as salas de aula. As obras escolhidas para serem apresentadas vão do Romantismo ao Modernismo.
A turma do 2º ano ‘B’, do ensino médio, encenou ‘A Mão e a Luva’, obra de Machado de Assis que conta a história de Guiomar, uma moça que é cortejada por três jovens e tem que escolher um pretendente para se casar.
Evelyn Lins da Silva, de 17 anos, que interpreta a personagem principal da obra, aprova o projeto de leitura. “Interpretando, podemos entender e fixar melhor as grandes obras literárias. A iniciativa é ótima”.
No 2ª ano ‘C’, os alunos representaram o romance grego ‘Édipo Rei’, que conta a história de um bebê que, após a previsão de um oráculo, é abandonado pelos pais. Ao decorrer da obra, Édipo acaba assassinando o próprio pai e casando-se com a mãe.
Laura Vasconcelos, de 16 anos, que integra o elenco, conta que participou da primeira edição do projeto ‘Ler por Prazer’ na equipe técnica e que, mais confiante, este ano decidiu atuar. Ela corrobora com a ideia dos colegas de sala e aprova a iniciativa do professor Jackson Oliveira.
“Acho fundamental haver projetos como esses. Além de conhecermos melhor as obras literárias, nós nos empenhamos e nos divertimos bastantes”, explica a jovem Laura.
Dedicação define os estudantes do 3º ano ‘C’ da unidade escolar. A aluna Luana Maria Barros, que participou da equipe que apresenta ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector, confessou que a equipe ficou mais de um mês ensaiando para realizar a peça.
“Esta é a última obra publicada enquanto Clarice estava viva. A obra é um romance que mostra o êxodo rural, a saída do interior para a cidade grande. Ao todo, 14 pessoas compõem o elenco da peça”, conta entusiasmada a estudante.
Literatura estrangeira
No segundo dia do evento, os estudantes irão focar na literatura estrangeira. Diferentemente do primeiro dia, onde o foco eram os movimentos literários brasileiros, a quinta-feira (27) conta com literaturas escritas em inglês e espanhol.
O idealizador do ‘Ler por Prazer’ explica que no último dia de culminância do evento os estudantes irão se inspirar na cultura estrangeira para comemorar o Halloween, ou Dia das Bruxas. As atividades começam às 8h e vai até às 20h.
