×

Maceió

Projeto Guarda Faz Escola apresenta resultados de 2014

O resultado final das atividades executadas no decorrer de 2014 pelo projeto “Guarda faz Escola” foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (11), no Auditório Paulo Freire, na Secretaria municipal de Educação (Semed), para as unidades de ensino que participaram da iniciativa neste ano.

De acordo com o inspetor Jackson Pinto, coordenador do Projeto, o resultado é positivo por ter contribuído com o interesse dos estudantes pela prática da leitura, aumento do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb), bem como o enfrentamento à violência.

Ele explica que uma das atividades é a presença da biblioteca móvel na escola que recebe a Guarda Municipal. “Nós constatamos, inclusive, com a confirmação das diretoras da unidades de ensino, que os alunos passaram a ter um maior interesse pela leitura”, disse Jackson. Além disso, o coordenador ressalta que o trabalho contribuiu para a conscientização dos alunos sobre a prática da não violência, visto que as escolas indicadas para participar do programa estão localizadas em áreas consideradas de vulnerabilidade social.

A técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed, ao qual o projeto está ligado, Cecília Tenório, a socialização das atividades, na manhã desta quinta-feira, objetiva promover uma maior integração das escolas. “Constatamos que mais de 85% das escolas participantes do ‘Guarda faz Escola’ apresentaram ganhos significativos”, garante. A coordenadora do Departamento, Virginia Ferreira, também participou da socialização.

Para o ano de 2015, Cecília espera a consolidação do Projeto. “Esse ano que termina apresentou algumas dificuldades, com paralisações dos professores, o que prejudicou não apenas esse, mas diversas outras ações da Semed”, afirmou. Diante disso, com a superação dessas dificuldades, Cecília acredita que no próximo ano haja a junção entre os projetos executados pelas escolas e a atividade da Guarda Municipal.

A secretária-adjunta de Segurança Comunitária e Cidadania , Mônica Suruagy, também participou da reunião. Ela ressaltou que o resultado do pProjeto beneficia a sociedade como um todo e não apenas aos alunos. “é um filho querido para mim”, resumiu.

Em 2014, o projeto atendeu 2.625 estudantes, das Escolas municipais Pompeu Sarmento, Silvestre Péricles, Paulo Bandeira, Selma Bandeira, Arnon de Mello, Lenilto Alves e Brandão Lima. Para 2015, espera-se a renovação do convênio e a ampliação do número de escolas atendidas pelo projeto.