Atividade física na praia, disciplina, recreação com muita brincadeira e aprendizagem da vida bombeiro militar. Esses são os principais atrativos que fazem as crianças se apaixonarem pelo Projeto Golfinho, uma iniciativa de integração social realizada por meio da parceria entre a Braskem e o Corpo de Bombeiros. O projeto está na VII edição e já faz parte do calendário de férias do público infantil.
Dividida entre quatro semanas, a edição de 2012 terá início na manhã da próxima segunda (09), na praia de Pajuçara, em frente ao Beer CRB, onde o primeiro grupo de golfinhos começará a semana com muita diversão oferecida pelo Projeto. Para este ano, foram disponibilizadas 500 vagas para crianças na faixa etária dos 8 aos 13 anos. Todas as vagas preenchidas no primeiro dia de inscrição.
Segundo o major BM Carlos Cauper, coordenador da Colônia de Férias Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), já está tudo pronto para receber as crianças durante as quatro semanas do Projeto Golfinho. “Graças à parceria que firmamos com a Braskem, desde a primeira edição, conseguimos todos os anos realizar o Projeto”, afirmou o coordenador. Para o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, a parceria com o Corpo de Bombeiros na realização do evento confirma a preocupação da empresa com ações voltadas para a comunidade. “O Projeto Golfinho é uma oportunidade de lazer e aprendizado para centenas de crianças e, a cada ano, vem contribuindo para a formação de melhores cidadãos no futuro”.
Com a finalidade de unir um conjunto de atividades, com o objetivo de fornecer às crianças noções básicas de segurança nas atividades aquáticas, primeiros socorros, natação e esportes em geral, salvamento, preservação do meio ambiente e princípios de civismo e patriotismo, o Projeto Golfinho conta com parceiros importantes para o êxito de sua execução.
Entre eles estão a ONG Salsa de Praia, que ensina as crianças a preservarem o meio ambiente e separar o lixo conscientemente; a ONG Criança Segura, responsável pelas instruções de reanimação cardiopulmonar e engasgo, além de 29 voluntários da Corporação que se revezam entre as instruções de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, educação física, recreação, drogas e bullying.
A novidade da VII edição do Projeto é a participação – de segunda a sexta-feira – de um grupo de estudantes de nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que realizarão a medição de peso, altura, IMC (Índice de Massa Corpórea), índice de gordura, entre outros. A finalidade da ação é realizar um estudo de evolução nutricional, durante a semana, das crianças que participam do Projeto, já que a prática de atividade física é muito executada e deve ser combinada com uma alimentação saudável.
