×

Alagoas

Projeto Golfinho promove inclusão social de crianças da periferia

O Projeto Golfinho, realizado anualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e pela Braskem, é uma colônia de férias muito procurada pelos pais de crianças, devido a várias características positivas, entre elas o incentivo à inclusão social e à integração entre crianças e instrutores.

Por acreditar nesta forma de integração, alinhada com a política do CBMAL e da Braskem, instituições sociais, ao longo dos anos, inscrevem suas crianças no projeto. Desde 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santos Dumont participa, e este ano inscreveu 23 crianças.

Para Solange Melo, educadora social do CRAS, a iniciativa é uma boa oportunidade para afastar as crianças da violência. “Aqui elas aprendem muitas coisas importantes e repassam para os pais, que vêm acompanhar as aulas e passam a ter ainda mais confiança no Corpo de Bombeiros. O bairro do Santos Dumont é muito violento e aqui eles têm a oportunidade de se afastar disso”, relatou a educadora.

Amanda, 9, golfinha do Nemo, está participando pela primeira vez da colônia de férias e tem muito conhecimento para repassar. “É muito bom participar do CRAS e do Golfinho. Aqui aprendemos a cuidar da natureza, a socorrer alguém, e o que mais gostei foi aprender a salvar uma criança engasgada”, contou a golfinha. Ela já avisou que quer participar do projeto todos os anos.

Além do CRAS, também está participando o Abrigo Acolher. As dezesseis crianças do abrigo estão tendo a oportunidade de vivenciar um cotidiano diferente, conhecendo colegas e se divertindo bastante. A educadora relata que a intenção da diretoria do abrigo é promover a socialização das crianças, e por isso, sempre estão participando de atividades extras, como peças teatrais, exposições, entre eles, o Golfinho.

“Estas crianças do abrigo, muitas vezes, não tiveram o amor dos pais e por isso têm muita dificuldade de se relacionar, de dar e de receber carinho. Fico sempre muito emocionada quando percebo que através do Golfinho elas estão mudando”, contou a instrutora do Projeto, Tenente Chyara Paiva.

O projeto segue até o dia 1º, sexta-feira da próxima semana.