×

Maceió

Projeto Golfinho forma 250 crianças na primeira etapa

A segunda semana do Projeto Golfinho, idealizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Braskem, chegou ao fim nesta sexta-feira (20) com a tradicional formatura de encerramento das turmas. A solenidade contou com a presença do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Gláucio Luís Alcântara, além dos pais das crianças participantes. Outras 250 crianças participam do projeto até o dia 3 de fevereiro, e para encerrar as atividades da VII edição do Projeto Golfinho, será realizada uma grande confraternização.

Por meio do projeto, 500 crianças saem da ociosidade durante o período de férias escolares e aprendem diversas atividades. O pequeno Lucas, de 9 anos, participou pela primeira vez do projeto e já disse que não quer mais deixar de participar. “Aqui é muito legal porque a gente aprende muita coisa brincando”, afirmou.

Para o funcionário público Alessandro Lima, pai da pequena Beatriz, de 8 anos, projetos como esse são fundamentais para formar um melhor cidadão no futuro. “Muitos dos conceitos que carregamos para o resto de nossas vidas aprendemos quando ainda somos crianças”, disse.

Dividido em três pelotões de acordo com a faixa etária, no Projeto Golfinho as crianças têm noções de salvamento aquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, além de assistirem a palestras sobre bullying, violência, cuidados com a saúde, preservação do meio ambiente, civismo e patriotismo.

Em meio às competições envolvendo perguntas sobre o conhecimento adquirido durante a semana e gincanas para a conquista dos primeiros lugares, muita diversão embala a criançada como a prática de atividade física, banhos de mangueira, além de música e dança. Ao final da semana, a colocação de cada participante é o que menos importa, pois todos saem vitoriosos.

Uma das lições do Projeto Golfinho, inclusive, é valorizar o espírito de companheirismo. Ao final da formatura, foi possível observar os ensinamentos adquiridos durante a semana sendo praticados pelas crianças. Um pai que iria atravessar a rua foi repreendido pelo filho porque não estava atravessando na faixa de pedestre.

PARCEIROS

O sucesso do Projeto Golfinho não seria possível sem o apoio da Braskem, principal patrocinadora. O projeto conta ainda com parceiros importantes como a ONG Salsa de Praia, que ensina as crianças a preservar o meio ambiente e separar o lixo conscientemente; a ONG Criança Segura, responsável pelas instruções de reanimação cardiopulmonar e engasgo, formada por alunos de nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de vários voluntários.