×

Alagoas

Projeto Florescer comemora um ano de atividades nas unidades prisionais

O Projeto Florescer, implantado pela Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) está comemorando um ano de atividades voltadas para aproximar os familiares no processo de ressocialização dos socioeducandos.

Em comemoração, os profissionais da Sase prepararam uma programação especial para esta quarta-feira (26), com palestra, debate e sorteios de brindes. O evento terá início às 14h, no Núcleo Estadual de Assistência Socioeducativa (Neas), no Tabuleiro do Martins.

O projeto reúne, na última quarta-feira de cada mês, aproximadamente 40 familiares de socioeducandos de todas as unidades prisionais. Durante o encontro, os profissionais da Sase procuram abordar assuntos variados como saúde, orientação sexual e dependência química junto aos parentes dos adolescentes.

Os participantes interagem durante as reuniões, falando sobre experiências pessoais e expondo questionamentos.

A diretora de Saúde da Sase, Polyanna Teixeira, afirmou que a família e o Estado devem realizar um trabalho conjunto para integrar o jovem à sociedade da melhor forma possível.

“Acredito que o Estado não deve ser o único responsável pelo processo de ressocialização, pois a família é um dos pilares mais importantes para a mudança dos jovens. Alguns parentes querem ajudar o socioeducando, mas não sabem como. A reunião oferece uma orientação sobre como essa ajuda pode ser prestada”, afirmou.

De acordo com a psicóloga da Sase, Micheli Severo, o projeto também busca oferecer suporte para que os parentes dos socioeducandos aprendam a lidar com o rompimento momentâneo do vínculo familiar.

“Visamos minimizar sentimentos como frustrações, angústias, medos, enfim, as fragilidades destas pessoas, realizando orientações e encaminhamentos para que eles possam aprender com o momento que estão vivendo”, declarou.