Prossegue o projeto Fique de Boa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Praça Deodoro no Centro da cidade. Uma tenda foi montada no local, como ponto de acolhimento e apoio para as práticas preventivas e assistenciais, que estão sendo realizadas por profissionais da Saúde e outros parceiros. Tais ações serão estendidas aos pontos críticos de uso de álcool e outras drogas através de equipes volantes.
O secretário municipal de saúde, Francisco Lins, destacou o trabalho realizado pela SMS. “Estamos empenhando os nossos esforços para cuidar destes jovens e adolescentes. Não podemos deixar que as drogas e outros males destruam o futuro deles”, explicou Lins.
O projeto é uma experiência piloto dirigida para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que trafegam ou moram nas ruas do centro da cidade de Maceió. O principal objetivo do “Fique de Boa” é levar a promoção a saúde e a prevenção de doenças, de agravos e do uso de drogas na perspectiva da redução de danos sociais e à saúde.
“Possuímos profissionais qualificados para atender os adolescentes e jovens que se encontram nesta situação. O projeto ´Fique de Boa’ é uma ideia inovadora que trará resultados positivos para todos nós da SMS, como também para a população”, disse a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Izolda Dias.
Entre as ações que estão acontecendo ocorre a disponibilização de materiais informativos e educativos; a prevenção ao uso de álcool e outras drogas; a prevenção às DST/HIV/Aids; o acesso a informações sobre doenças como hepatites virais, hanseníase e tuberculose; a vacinação contra tétano e hepatite B; exames para HIV, hepatites B e C, Sífilis, e os encaminhamentos para rede de atendimento a saúde e a assistência social.
A ação continua nas próximas quartas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 9 de dezembro, com possibilidade de continuidade em 2010, após avaliação dos resultados e efetividade das ações propostas.
O lançamento do projeto ocorreu no dia 4 deste mês, sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e outras instituições, fundamentais para a garantia de uma atenção integral e humanizada à população.
