A partir de agora as crianças e adolescentes do município de Craíbas, distante 160 km Maceió, podem contar com o um centro esportivo dedicado a educação do publico infantojuvenil através da prática de atividades como vôlei, basquete e futebol combinada à participação em oficinas e aulas de cinema/vídeo, leitura, informática e educação sexual. A cerimônia abertura do projeto aconteceu na última sexta-feira, 14, com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, da presidente da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela; do senador Benedito de Lira, do presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vandite Aguiar; além de outros representantes dos Ministérios Público e do Esporte.
Apoiado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto contemplará aproximadamente 300 alunos, com idades entre 9 e 16 anos, das escolas municipais de Craíbas, divididos por faixa etária em turmas de até 20 participantes. As atividades esportivas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo José Fernandes, três vezes por semana, com duração de uma hora por sessão, por 12 meses. Já as ações educacionais terão duração de três horas e acontecerão semanalmente, por oito meses, na sede da secretaria do projeto, localizada ao lado do ginásio.
Cada aluno poderá escolher uma modalidade esportiva para praticar e uma oficina ou aula para participar, simultaneamente. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria na qualidade de vida da comunidade e promover o desenvolvimento social e intelectual das crianças e jovens por meio do esporte e atividades educacionais”, afirma Joaquim Perucio, diretor da regional Nordeste da Vivo.
Para garantir máxima qualidade ao projeto, os professores selecionados para orientar os participantes foram capacitados com metodologia desenvolvida pelo Minas Tênis Clube que, com sua expertise no planejamento de aulas, já contribuiu na implantação de projetos semelhantes em 25 outras localidades do Brasil.
Já os especialistas que ministrarão as oficinas e aulas foram cautelosamente selecionados por meio da análise de currículos, com avaliação dos conhecimentos teóricos sobre os assuntos abordados, bem como da experiência do profissional com o tema.
De acordo com Perucio, investir em esporte é possibilitar a conexão das pessoas com a emoção e com o espírito coletivo que ele promove. “Isso está diretamente ligado à essência da marca Vivo: conectar cada vez mais pessoas, em qualquer momento e em qualquer lugar, tornando a vida delas mais humana, segura, inteligente e divertida. A conexão emocional que o esporte proporciona entre os brasileiros e o atrelamento da marca a este sentimento cria aproximação com público”, diz o executivo.