
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, por meio da Coordenação de Arte e Cultura, está realizando neste mês de junho o projeto “Forrozando com a Educação”, com programação nos dias 7, 8, 9 e 10, a partir das 18 horas, no Centro Cultural e Recreativo do Sesc, no bairro do Poço.
No dia 10 será feira a premiação das escolas envolvidas, numa programação que conta com apresentação do coco de roda infantil da Escola Francisco Melo, e do balé da Escola Cecília Carnaúba, com os espetáculos “Meninas Faceiras” – ao som do “Esquenta Mulé” e com coreografia de Ana Claudia Leite – e “Brava Gente”, da Academia de Dança Jeane Rocha.
Durante o período de execução do projeto, haverá apresentação de quadrilhas tradicionais e coco de roda dos alunos da rede municipal de ensino; concurso de quadrilhas das escolas participante; e a entrega de troféu de mérito cultural para personalidades de notório envolvimento com essa tradição junina.
O Forrozando com a Educação, além de estimular a preservação da cultura regional das festas juninas, com apresentações folclóricas tradicionais, tem como finalidade promover a interação entre alunos, professores, familiares e toda a sociedade, visto que, o evento é aberto ao público.
Para Vittor Rodrigues, coordenador do núcleo Arte e Cultura, o evento permite aos participantes vivenciar as culturas populares, além de estimular os alunos para a prática de atividades artísticas. “De acordo com as novas diretrizes pedagógicas e culturais da Secretaria, buscamos resgatar o aspecto mais original do ciclo junino”, afirma.
O projeto Forrozando com a Educação vai oferece à população durante a sua programação, uma estrutura interna com decoração, segurança e música ao vivo. É uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural e do Serviço Social do Comércio (Sesc-AL).