×

Sergipe

Projeto Escola Cidadã amplia acesso aos serviços do Título Net em Neópolis e região

Em Neópolis, a população poderá procurar as escolas parceiras até o dia 4 de maio de 2022

O Juízo Eleitoral da 1ª Zona informa aos moradores dos municípios de Neópolis, Santana de São Francisco, Brejo Grande, Ilha das Flores e Pacatuba que a partir do dia 14 de março, próxima segunda-feira, eles poderão ter acesso ampliado aos serviços disponibilizados no site da Justiça Eleitoral. Por meio do projeto Escola Cidadã, diversos estabelecimentos de ensino dos cinco municípios estarão com as portas abertas para receber as pessoas que desejam requerer o alistamento eleitoral, revisão de cadastro ou transferência de domicílio por meio do Título Net.

O projeto é uma iniciativa do cartório eleitoral da 15ª região, em parceria com as secretarias municipais de Educação, e foi idealizado para atender às demandas específicas dessas comunidades, já que muitas pessoas, ainda que o serviço esteja disponível gratuitamente na internet, tem restrição ou dificuldade de acesso digital.

O Título Net é um sistema da Justiça Eleitoral, disponível no site do TRE de Sergipe, destinado à solicitação de alguns serviços, sem a necessidade de comparecimento ao cartório eleitoral da região. Por meio da iniciativa, as escolas participantes servirão de ponto de apoio para a população, que terá à disposição computador, impressora, internet e um servidor capacitado para auxiliar nos requerimentos.

A necessidade do projeto justifica-se pela realidade vivenciada pela população ribeirinha do Estado de Sergipe, que possui significativa parcela de excluídos digitais que precisam de auxílio para acessar os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral. Sua importância reside, além da maior acessibilidade, na eliminação do custo financeiro envolvido para a efetivação dos direitos do cidadão ou cidadã no âmbito eleitoral, a exemplo do pagamento de transporte para deslocamento até a sede do cartório eleitoral, ou mesmo de taxas cobrada por estabelecimentos comerciais para o preenchimento das requisições no Título Net. Com essa iniciativa, o Juízo idealizador do Escola Cidadã objetiva, de fato, promover a inclusão política da comunidade, a começar pelo acesso ao requerimento de serviços por meios digitais, necessários à efetiva participação no processo eleitoral, de forma simplificada e gratuita.

A população poderá procurar as escolas parceiras até o dia 4 de maio de 2022, data final estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral para o fechamento do cadastro eleitoral deste ano, das 8h às 12h. A partir de janeiro de 2023, com a reabertura do cadastro eleitoral, os serviços serão retomados, assumindo um caráter permanente.

A relação dos locais disponíveis segue abaixo:

BREJO GRANDE

– Biblioteca Pública Municipal (Centro)
– Escola Municipal Jordania (Povoado Brejão)
– Escola Municipal José Machado Martins (Povoado Saramem)
– Escola Municipal Anquizes Ferreira (Povoado Carapitanga)
– Escola Municipal Luiz Justino (Povoado Terra Vermelha)

ILHA DAS FLORES

– Secretaria de Educação
OBS: depois das restrições presenciais impostas pela pandemia o atendimento será feito na Escola Municipal Lourival Batista (bairro São José) e na Escola Municipal 13 de Maio (bairro Santa Luzia)

SANTANA

– Escola Afonso de Oliveira Fortes (sede do município)
– Prefeitura Municipal (conjunto Murilo Honorato) – OBS: depois de concluída a reforma, o atendimento será feito na Escola Municipal Agesislao Batista Martins Soares
– Sub-prefeitura (povoado Saúde) – OBS: depois de concluída a reforma, o atendimento será feito na Escola Municipal Amarise Soares Cavalcante

PACATUBA

– Escola Municipal Dr João Machado Rolemberg Leite (Centro)
– Escola Municipal João Camilo Lemos (Pov. Ponta de Areia)
– Escola Municipal Antônio Rosa (Pov. Boca da Barra)
– Escola Municipal Manoel Ricardo dos Santos (Pov. Campinas)
– Escola Municipal Thomaz Bispo dos Santos (Pov. Tigre)
– Escola Municipal Antônio Belarmino dos Santos (Pov. Estiva do Raposo)

NEÓPOLIS

– Escola Municipal Gerônimo Vieira Bastos (Tapera)
– Escola Municipal Bráulio A. Cardoso (Alto de Santo Antônio)
– Escola Municipal Carlos Torres de Souza (Flor do Brejo)
– Escola Municipal Sebastião Campos (Mundéu da Onça)
– Escola Municipal Valdenice Vieira (Tenório)
– Escola Projeto Brasília (Brasília)
– Escola Municipal Manoel Tenório (Novo Horizonte)
– Escola Municipal Manoel Batista Valadão (Pindoba)
– Escola Municipal Hildebrando Torres (Soldeiro)

O que? Projeto Escola Cidadã
Quem? Cartório eleitoral da 15ª zona e secretarias municipais de Educação
Quando? 14 de março a 4 de maio de 2022
Onde? Escolas municipais de Neópolis, Santana de São Francisco, Brejo Grande, Ilha das Flores e Pacatuba