Orientar crianças para o uso seguro das bicicletas nas ruas é o objetivo do novo projeto Escolinha Bike que chegará a Maceió através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Desenvolvida pelo Banco Itaú, a atividade é voltada para crianças entre 2 a 7 anos e proporciona aulas descontraídas onde os pequenos aprendem regras básicas de trânsito, como a importância da faixa de pedestres, respeito aos semáforos e interpretação de placas de trânsito.
Após a teoria e sempre na companhia de monitores, as crianças vão pedalar no circuito, que simula uma pequena cidade e tem a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na aula. No final das atividades, todas as crianças receberão uma Carteirinha de Habilitação do Ciclista.
“Com essa iniciativa, queremos trazer a educação de trânsito para as crianças, estimular a consciência e o respeito em relação aos ciclistas, combinando o divertimento com o conhecimento”, explica o gerente de Relações Internacionais do Banco Itaú, Fernando Zivtsac.
O superintendente da SMTT, Antonio Moura, destaca também o trabalho da educação de trânsito para crianças. “Temos hoje uma problemática muito grande e infelizmente, por falta de educação. Embora a maioria dos infratores já possua habilitação, não tiveram a educação para mobilidade urbana quando crianças e dificilmente a praticam”, aponta.
O projeto é totalmente gratuito e já aconteceu em mais de 10 capitais brasileiras. No total, já foram cerca de 500 eventos com mais de 30 mil crianças atendidas no País.
Representantes do Banco Itaú foram recebidos na sede da SMTT nesta quinta-feira (08) para definir os locais e datas para a realização do projeto Escolinha Bike na capital alagoana. Acompanhe visitando o site da Prefeitura de Maceió.
