Realizar inovações que aprimorem o trabalho no funcionalismo público, é um dos principais intuitos da nova gestão do Governo do Estado. Reafirmando este compromisso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) foi premiado nesta quarta-feira (23), com o projeto intitulado como Entrevista social eletrônica, no VII concurso de Ações Inovadoras na gestão do poder executivo.
Promovido pela Secretaria de Estado e Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o concurso selecionou e premiou iniciativas inovadoras que realizam mudanças em práticas que são exercidas pelos servidores, por meio da incorporação de novos elementos de gestão pública que promovem resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.
Neste ano, cinco órgãos públicos foram finalistas no concurso e agraciados com premiações. O Detran de Alagoas conquistou o quarto lugar com o projeto Entrevista social eletrônica, desenvolvido pela Chefia de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores, por meio da Subchefia de Serviço Social, e pela Chefia de Infraestrutura Tecnológica.
De acordo com a assistente social da autarquia, Sandra Mendes, a entrevista social eletrônica é um instrumento que otimiza o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito que procuram o Serviço Social do Detran/AL para orientações sobre o seguro DPVAT.
“O Serviço Social realiza esse trabalho desde 2007, mas os dados eram tabulados manualmente, o que comprometia os resultados e dificultava o processo. Em parceria com a Chefia da Informação da Tecnologia, foi desenvolvido o projeto e desde 2015, quando ele foi implantando, a entrevista é realizada de modo eletrônico, com indicadores de trânsito e socioeconômicos para a apreensão dos dados relativos aos acidentes, às vítimas e suas consequências”, destacou Sandra Mendes.
A assistente social ainda explicou que a pesquisa gera relatórios analíticos que são socializados para os órgãos de trânsito com a finalidade de embasar as ações educativas e de prevenção aos acidentes. Segundo o analista de sistema do Detran/AL, Niedson Vasconcelos, o trabalho em equipe realizado entre os setores do órgão geram uma melhor eficiência nos serviços que são prestados para a sociedade.
“A integração entre a equipe de educação e a de tecnologia resultou em um projeto que trouxe ainda mais dinamismo e qualidade no desempenho da função. A entrevista que já era feita antes foi informatizada para melhor atender tanto os servidores que utilizam dela diariamente, tanto para os cidadãos que precisam do serviço”, concluiu.
