Com o objetivo de promover um diálogo entre a arte e as múltiplas representações do que é ser mulher, o projeto “Diversas”, da artista visual e gráfica Nathalia Ursa, levou cores, reflexões e muito aprendizado para a Escola Estadual Laura Dantas, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.
A ação, que contou com a participação ativa dos alunos, resultou na criação de um mural com figuras artísticas que simbolizam a diversidade feminina A iniciativa teve origem em uma oficina de grafite realizada na disciplina de artes. Ursa, conhecida por sua dedicação ao grafite em áreas urbanas, compartilhou com os alunos o compromisso e a força que a arte urbana carrega.
A culminância do projeto foi a produção de um painel de 11 metros nos muros da escola, uma obra que carrega um significado especial. Para Nathalia Ursa, o objetivo é impactar as meninas e mulheres que passam diariamente pelo mural.
“A arte visa impactar meninas e mulheres que passam todos os dias por este muro a céu aberto, para que reflitam sobre inúmeras possibilidades de ser, e para que sejam elas mesmas, independentemente de opiniões sociais que possam podar a sua existência em qualquer instância”, afirmou a artista.
A realização do projeto “Diversas” foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). O projeto foi premiado no Edital Nº 21/2023 do concurso José Achiles Escobar.
Agência Alagoas