×

Negócios/Economia

Projeto disseminará conhecimento sobre orçamento público

O secretário-adjunto de Orçamento Federal (SOF), Eliomar Wesley Ayres da Fonseca, apresentou cartilha educativa ao secretário Luiz Otavio

Para aproximar a sociedade da construção e esclarecer sobre a importância do Orçamento Público, a Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) organiza diversas ações de integração. Dentre outros projetos, será elaborada uma cartilha com imagens e figuras ilustrativas com o objetivo de divulgar a relevância e o impacto direto que o Orçamento significa para a vida do cidadão.

A cartilha do Estado de Alagoas, com expectativa de ser lançada no final de junho, terá como base o material já publicado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), chamada de “Sofinha e sua turma”.

A ação foi confirmada no início dessa semana, com a vinda para Alagoas do secretário-adjunto da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Eliomar Wesley Ayres da Fonseca Rios, que se reuniu com o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A SOF, órgão do governo federal, exerce as funções de coordenar, consolidar e supervisionar a elaboração da lei de diretrizes orçamentárias e da proposta orçamentária da União.

O secretário Luiz Otavio Gomes afirmou que cada vez mais o governo de Alagoas entende e quer aproximar os alagoanos dos temas que geram impactos diretos no cotidiano, a exemplo do Orçamento Público. “O próprio Orçamento Público e os temas envolvidos não são fáceis de serem compreendidos pelo público em geral e, por isso, não tem dado a devida importância”, explica o secretário.

Linguagem simples

A Cartilha “Sofinha e sua turma” foi lançada no final de 2008 e destinada a ajudar às crianças e suas famílias a entender como funciona o orçamento público. O objetivo foi criar um veículo de comunicação, com uma linguagem bem simples e de fácil entendimento para aqueles que ainda não são familiarizados com o assunto, fazendo com que o tema, que é muito importante para o país em geral, fosse levado a todos.

A reunião foi acompanhada pelo secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, Antonio Carlos Quintiliano, que tratou quanto a renovação do acordo de cooperação entre a Secretaria de Orçamento Federal e a Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.