×

Alagoas

Projeto dinamiza a leitura e pela escrita em Limoeiro de Anadia

Alunos do 6º ao 9º ano e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Limoeiro de Anadia, estão descobrindo o gosto pela leitura e pela escrita de uma forma dinâmica e interativa. Através do projeto Leitura e Interpretação de Textos, implantado em setembro do ano passado, os estudantes enveredam pelo mundo da literatura e vivem o universo de personagens marcantes que ganharam vida nas obras de José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Machado de Assis, entre outros escritores.

Além de dar visibilidade aos grandes nomes da literatura brasileira e mundial e suas obras, o projeto serve como estímulo para que os alunos superem as barreiras da leitura, escrita e interpretação de texto, incentivando o pensamento crítico e a capacidade de análise, ampliando e aprimorando o vocabulário e, ainda, melhorando o desempenho em sala de aula e o relacionamento interpessoal.

Segundo a diretora Jeane Guilherme, a ideia surgiu da constatação de que a biblioteca da escola não era frequentada. “Os alunos liam muito pouco e era preciso despertar neles o gosto pela leitura. O primeiro passou foi renovar o acervo, que estava muito defasado. Com a ajuda do professor de Português, Anastácio Ferreira, conseguimos trazer para Limoeiro uma proposta pedagógica que vinha dando bons resultados em Taquarana”, explicou a diretora.

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos exploraram o acervo disponibilizado na biblioteca. Após a leitura de diversas obras, escolheram aquelas com as quais mais se identificavam e socializaram os conhecimentos com seus respectivos em grupos.

Com a orientação dos professores, foram organizados seminários, onde eram apresentados elementos da narrativa, biografia do autor e o enredo da obra e sua interdisciplinaridade com a sociologia, filosofia, entre outras áreas do saber.

Na segunda e última etapa, iniciada em março deste ano, os alunos organizaram encenações teatrais de trechos de mais de 100 obras, como Laços de Família, Senhora, Morte e Vida Severina, O Cortiço, O Alienista, Dom Casmurro, O Pagador de Promessas, O Guarani, Helena, e tantas outras.

Com muita criatividade, a garotada deu vida a personagens eternizados por Monteiro Lobato, Bernardo Guimarães, Graciliano Ramos, Zélia Gatai, Adriano Suassuna, Lima Barreto, Joaquim Manuel de Macedo, Mário Quintana, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Lígia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo, João Guimarães Rosa, entre outros. As apresentações prosseguem até dezembro.

Jeane Guilherme explica que o projeto já apresenta os seus resultados. “Os alunos passaram a procurar a biblioteca, coisa que não acontecia antes. Sem falar que melhoraram bastante a oralidade, o vocabulário e o desempenho em sala de aula”.

Juliane Santos Costa, 13 anos, aluna do 9º ano, diz que gostou muita de participar das atividades. Além de ter vencido a timidez, ela conta que o projeto melhorou seu desempenho em sala de aula e a relação com os colegas de turma. “Agora estou lendo mais”, afirmou a aluna.

Sayonara Rodrigues Lima, do 6º ano, também elogiou a iniciativa. “No começo, eu achava que não ia conseguir cumprir as tarefas, que não era capaz, mas com o apoio dos professores eu vi que era capaz. O trabalho trouxe mais união e envolvimento da turma. Eu não gostava de ler e agora, depois, desse trabalho, aprendi a gostar”, finalizou.