A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou em reunião nesta quarta-feira, 18, o projeto de autoria de autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que concede aos diabéticos passe-livre no transporte coletivo, direito à movimentação permanente da conta do FGTS, PIS/Pasep e direito a livre carência para concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez. “No caso do FGTS esse projeto poupa, inclusive, a Justiça. Os tribunais têm se ocupado em autorizar o levantamento, pelo trabalhador, de valores para casos excepcionais, como dos diabéticos”, reiterou Renan.
Renan explica que 11 milhões de pessoas no Brasil são diabéticas e que a doença mata no país, anualmente, 25 mil pessoas. Em Alagoas, estima-se que 90 mil pessoas sofram do mal que limita a força produtiva da maior parte dos enfermos, ao mesmo tempo em que faz aumentar progressivamente seus gastos pessoais e familiares. O distúrbio é caracterizado pelo um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, e ainda não tem cura apesar de ter controle, gerando diversas outras doenças que provocam lesões irreversíveis ao longo dos anos. Com o tempo levam à cegueira, falência renal, amputações de membros, moléstias cardíacas e, finalmente, a morte.
Renan já apresentou outros projetos que melhoram a vida dos diabéticos. Em julho passado, foi aprovado outro projeto de sua autoria que melhora a vida dos diabéticos: o que os isenta do Imposto de Renda.
Agentes de saúde
Ainda em Brasília, o senador Renan Calheiros recebeu em seu gabinete, representantes de oito sindicatos de Agentes Comunitários de Saúde de vários estados brasileiros. O Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, através do seu dirigente Fernando Cândido foi eloqüente no encontro.
“Viemos agradecer ao senador Renan o seu apoio para a aprovação do piso salarial para a nossa categoria”, garantiu. Fernando Cândido é representante da delegação alagoana que participa em Brasília, de diversas gestões junto ao governo, através de uma comissão de Coordenação Nacional da categoria.
E, em nome dos seus colegas, aproveitou a audiência para solicitar ao líder do PMDB no Senado a agilização na regulamentação do piso dos agentes comunitários de saúde e, também, do salário dos agentes de combate às endemias. Renan renovou seus compromissos com a classe e repetiu sua disposição em auxiliar as reivindicações.