O projeto da Via Norte, a nova avenida que vai ligar o Benedito Bentes à rodovia AL 101, em Guaxuma, foi apresentado nesta sexta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). A apresentação foi feita durante uma audiência pública que reuniu lideranças comunitárias da região, empresários e representantes das secretarias do município.
Quem participou da audiência assistiu a um vídeo com uma perspectiva de como ficará a obra pronta. No total, serão seis quilômetros de pista dupla, com ciclovia, e mais outras quatro vias secundárias de acesso a diferentes bairros da cidade, como José Tenório, Jacarecica e Sítio São Jorge. As quatro vias secundárias somam, juntas, 11 quilômetros de extensão.
Além do acesso aos bairros, a Via Norte também vai facilitar a chegada dos caminhões de lixo ao novo aterro sanitário da capital, que vem sendo construído na região do Tabuleiro. “A nova avenida será a melhoria de um leito estradal que já existe na região do litoral norte”, explica o secretário da Sempma, Ricardo Ramalho.
Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Mosart Amaral, a pista é importantíssima para a região, levando desenvolvimento para aquela área da capital. “Trata-se de um projeto que não vai atender apenas ao Benedito Bentes, mas toda a cidade, já que há engarrafamentos hoje na Via Expressa e na Fernandes Lima. Além do mais é naquela área que a cidade vai crescer ainda mais”, avalia o secretário.
O assessor especial da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), Alder Flores, foi o responsável pelo Relatório de Avaliação Ambiental (RAA) do projeto. Segundo ele, como a pista já existe há muitos anos, mas apenas de forma precária (sem pavimentação e drenagem), não haverá grandes impactos ambientais na região.
