×

Penedo

Projeto de erradicação do trabalho infantil transforma realidade de crianças em Penedo

Patrícia Mendes e Edicleide Barbosa foram entrevistadas por Guilherme Lopes nesta sexta, 14 - Foto: aquiacontece.com.br

Patrícia Mendes e Edicleide Barbosa foram entrevistadas por Guilherme Lopes nesta sexta, 14 – Foto: aquiacontece.com.br

Após uma busca ativa nas feiras livres de Penedo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), tem mudado a realidade do trabalho infantil na cidade, conseguindo transformar um cenário presente em todo o Brasil.

O assunto foi tratado pelas assistentes sociais Patrícia Mendes e Edicleide Barbosa na edição desta sexta-feira, 14 de junho, do programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes, na Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/penedofmplay).

Edicleide Barbosa iniciou sua participação no programa, que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, explicando que, no ano de 2022, surgiu a necessidade de realizar essas buscas, tanto na feira-livre do Centro, que acontece aos sábados, quanto na feira-livre de Santa Luzia, que ocorre aos domingos, após a percepção do número de crianças que estavam trabalhando “pegando carrego”.

Essas crianças, ainda segundo a assistente social Edicleide Barbosa, foram cadastradas e posteriormente receberam a visita da equipe do CREAS em suas residências para entender um pouco do que vinha acontecendo, principalmente o porquê de estarem inseridas no trabalho infantil.

“Fizemos essa busca, o cadastro e também a visita a essas famílias inicialmente. Ficamos até um pouco aliviados porque, apesar de existir, o número é pequeno em nosso município. Outro ponto que é importante destacar é que cerca de 70% dessas crianças estavam ali, naquelas condições, porque gostavam e não porque eram obrigadas pelos pais, fato que constatamos durante o acompanhamento e as visitas domiciliares”, explicou.

Patrícia Mendes, por sua vez, salientou que a equipe do CREAS que faz esse acompanhamento no município de Penedo é formada por assistentes sociais, psicólogos, advogados, pedagogos e uma orientadora social, profissionais que atuam desde o primeiro momento, que é o contato direto com o menor.

“É uma equipe realmente capacitada tecnicamente tanto para realizar as abordagens sociais como para fazer o acompanhamento posterior. A abordagem é feita no local da feira, mas é apenas o primeiro passo. Depois, realizamos reuniões com os familiares com a finalidade de aprender mais aspectos da realidade vivenciada pela família. Em seguida, acontecem, mensalmente, as visitas domiciliares, quando constatamos que algumas dessas famílias não precisam que as crianças estejam trabalhando, mas as próprias crianças fazem questão disso porque querem comprar algo pessoal, jogar, custear itens para cavalos e outros animais, entre outras coisas”, complementou.

Penedo é uma cidade que trava uma luta contra o trabalho infantil de forma continuada. Por isso, existe na cidade um projeto que fornece uma série de oficinas para essas crianças que estavam trabalhando em Penedo, onde elas recebem todo o suporte necessário e, principalmente, acompanhamento para que não abandonem a escola.

“O resultado desse trabalho social realizado nas feiras-livres foi a criação de um projeto, colocado em prática todos os sábados, no Complexo Educacional (antigo Ginásio do SESI). Atualmente, 23 crianças participam de oficinas e atividades relacionadas a esportes e lazer. Fazem suas refeições e recebem todo o suporte de nossa orientadora social. E tem mais: o transporte busca e leva todos na porta de suas casas”, acrescentou, enfatizando que esse projeto acontece justamente no horário da feira-livre, possibilitando que as crianças troquem o trabalho infantil por esses momentos de lazer e aprendizado.

Mendes salientou ainda que, além de todo esse trabalho, as famílias dessas crianças recebem benefícios do governo municipal e cestas básicas para que possam prover o sustento de seus filhos, ação essa que é toda acompanhada pela equipe do CREAS.

Acompanhe a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');