Esta tramitando na Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa o projeto que institui o Programa Estadual de Educação Ambiental. O objetivo principal do projeto é promover ações que visem à formação da consciência ecológica dos estudantes da rede pública estadual quando a
importância do assunto.
Segundo o autor do projeto, deputado George Clemente, a execução e a coordenação do projeto ficariam a cargo das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e da Inovação e do meio Ambiente dos Recursos Hídricos. Esses órgãos, diz o parlamentar, durante a semana do Meio Ambiente promoveriam palestras de conscientização quanto à preservação do Meio Ambiente com aulas práticas como a coleta seletiva dos resíduos sólidos e plantio de arvores.
Toda escola que desenvolver, a princípio, essas atividades, e aprovado pela coordenação, enviará relatório com as horas suficientes que foram aplicadas durante o desenvolvimento do projeto para ser remetida a secretaria Estadual de Educação, e assim, inserido no calendário escolar. A Secretaria Estadual de Educação, no início de cada ano letivo, enviará os temas que foram abordados de acordo com cada região, que devem também ser trabalhados com a comunidade durante a semana do Meio Ambiente que compreende do dia 1 a 5 de junho.
Na verdade, a semana já existe, o que pretendemos e que a consciência seja de fato aplicada na sala de aula durante as atividades escolares, de uma forma que o estudante entenda e defenda a preservação do meio ambiente e seja um multiplicador dessas ações, ressalta George Clemente.