×

Cultura

Projeto de comércio eletrônico será apresentado a artesãos alagoanos

Site de vendas onde os artistas alagoanos poderão divulgar e comercializar seus produtos será apresentado nesta quarta-feira

Apesar da potencialidade cultural e talento dos artesãos alagoanos, dados atualizados apontam que 69% dos artistas da terra não conseguem comercializar seus produtos dentro ou fora de Alagoas de forma adequada. Com base nessas informações, obtidas no último Censo do Artesão, e como forma de minimizar essas dificuldades comerciais, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), promove nesta quarta-feira (30), às 15h, a palestra Portal de Comercialização Eletrônico, onde será apresentado o projeto de um site de vendas onde os artistas alagoanos poderão divulgar e comercializar seus produtos.

A proposta de criação do portal visa à facilidade e praticidade na divulgação e comercialização do trabalho dos artesãos alagoanos, proporcionando a expansão do mercado e o aumento no número de vendas.

A apresentação do projeto será feita pelo gerente de Tecnologia da Informação da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Carlos Eduardo dos Santos, e acontece no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, localizada no bairro de Jaraguá, encerrando as atividades comemorativas do Dia do Artesão, celebrado no dia 19 de março.

Para a coodenadora do PAB em Alagoas, Sônia Acioli, a oportunidade de comercialização do artesanato na Internet traz inúmeros benefícios aos artistas alagoanos. “Muitas das vezes o artesão não consegue uma boa comercialização pela falta de divulgação ou pelo fato de não expor seus produtos em lugares populares. Com as vendas na internet, o artesão conseguirá suprir esta lacuna, fazendo com que seu produto se torne conhecido em todas as partes do país e do mundo”, comemora.